4 de agosto de 2021
Parceria de Sucesso

Como participar de licitação: passo a passo de todo o processo

Como se cadastrar para participar de licitação por pregão eletrônico

Se você quer saber como participar de uma licitação, então veio até o texto certo!

Confira o passo a passo para que você comece a participar de licitações e a vender para o governo, hoje, com o
Portal de Compras Públicas.

Durante o texto, você verá como é simples participar de um processo licitatório e vai querer começar a vender para o governo o quanto antes!

Se você já sabe como funcionam as licitações, então não deixe de conhecer o nosso
Aviso de Licitações.

Ao se cadastrar, você vai receber avisos 3 vezes por semana com as melhores licitações disponíveis na sua região, tudo personalizado.

Se você ainda não sabe muito sobre licitações e gostaria de aprender como começar a participar desses processos, então leia o texto a seguir!

Cadastre-se agora mesmo em nossa plataforma e entre no mercado das licitações!


Como participar de licitação: qual o primeiro passo?


O primeiro passo para participar de uma licitação é entender o que são as licitações.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, licitações não são somente “compras públicas”.

Ela também diz respeito a concursos para a contratação de funcionários ou projetos científicos e artísticos e à venda de bens de consumo dos quais o poder público quer se desfazer.

Para entender melhor, vamos a uma definição mais clara: dá-se o nome de licitação o procedimento administrativo através do qual o poder público faz negócios com a sociedade civil, de forma a garantir igualdade de oportunidades para todos os participantes.

Ou seja, licitação é um processo que visa que todos aqueles que estão participando tenham chances iguais, seja na hora da compra de um bem ou serviço, na contratação de um funcionário, projeto científico ou artístico, ou na venda de bens públicos.

Por isso, existem algumas diferentes modalidades de licitação, como o pregão eletrônico, a concorrência e o diálogo competitivo, que acontecem quando governo quer comprar bens ou contratar um serviço, o concurso, quando o poder público deseja contratar funcionários, projetos científicos e artísticos, e o leilão, para quando o estado quer vender bens que não precisa.

Se você quiser entender mais sobre o que é uma licitação e por que ela é importante para que o governo mantenha a transparência das contas públicas, então você pode dar uma lida no outro texto que fizemos só sobre esse assunto:
O que é licitação, quem pode participar e como se preparar?

Uma vez que você tenha compreendido o que são as licitações e a sua importância para o funcionamento transparente do poder público, então o próximo passo é se educar sobre as modalidades de licitação.

Uma das mais rápidas, práticas e eficientes que existem são os pregões eletrônicos. Eles funcionam como um leilão ao contrário, ou seja: o ganhador é aquele que oferece o menor preço para a comissão julgadora.

Os pregões eletrônicos se destacam de outras modalidades de licitação pelo fato de serem feitos de forma totalmente digital, o que agiliza o processo de compras públicas e traz mais transparência ao processo, uma vez que qualquer um pode acompanhar as sessões.

Se você quiser saber mais sobre como os pregões eletrônicos funcionam, também pode dar uma olhada no outro texto que fizemos somente para elucidar as dúvidas a respeito dessa modalidade de licitação. Confira: Pregão eletrônico:
o GUIA definitivo para vender para o Governo!

Por fim, o que todo aquele que quer vender para o governo deve fazer toda vez que pensar em se candidatar para um processo licitatório é ler os editais.

O edital é um documento que contém todas as informações necessárias para que você saiba se está habilitado para participar dos processos licitatórios ou não.

Lá constam tanto informações mais técnicas, como os documentos necessários e os prazos, como também os objetos das licitações, ou seja, o quê exatamente o governo está querendo comprar através daquele processo licitatório específico.

Uma vez que você assinar o nosso aviso de licitações e começar a observar as ofertas que o governo faz, vai ver que o poder público compra literalmente de tudo, desde pasta de dentes e produtos de higiene íntima até material para construção civil.

Existem oportunidades para todo tipo de negócio no setor de licitações, então conheça mais sobre esse universo e aproveite as oportunidades de faturar vendendo para o governo!

Como se cadastrar para participar de licitação por pregão eletrônico?


A sua participação em um pregão eletrônico, se dá através de sites como o Portal de Compras Públicas, que são habilitados pelo governo para serem utilizados para gestão dos processos licitatórios.

Para começar a participar de pregões eletrônicos, é necessário realizar primeiro um
cadastro como fornecedor nesses sites.

Aqui, no Portal de Compras Públicas, para começar a vender para o governo através de pregões eletrônicos, é necessário pagar um plano mensal de R$152,00, entretanto, você tem descontos nos planos semestrais (R$633 por mês) e anuais (R$1.149 anual).

O Portal de Compras Públicas, não utiliza nenhuma verba pública, na sua plataforma.

Nosso trabalho de excelência é feito a partir dos nossos planos e não cobramos comissão, o que diminui os seus custos no longo prazo.

O cadastro nada mais é do que um formulário online em que você vai informar mais dados sobre a sua empresa e enviar mais documentos.

Uma vez que você esteja cadastrado, é só começar a procurar no sistema por oportunidades.

Todos os dias, dezenas de processos licitatórios novos são cadastrados nos portais e você vai encontrar as mais diversas oportunidades.

Ao escolher o Portal de Compras Públicas, você tem o diferencial de receber um
alerta semanal com as melhores oportunidades na sua região.

Quando você tiver encontrado as oportunidades para a sua empresa, então basta ler o edital, levantar os documentos necessários e se inscrever para participar do processo.

Caso a sua empresa seja aquela que ofereceu os preços mais vantajosos para o poder público, com certeza você vai faturar um contrato com o governo, o que vai trazer uma enorme visibilidade e diferencial para o seu empreendimento!

Qual é o processo para começar a trabalhar com licitações?

Veja a seguir qual é o processo pelos quais passam a maioria dos processos licitatórios para que você tenha uma noção do universo em que está entrando:

1. Lançamento do edital

Todo processo licitatório começa com o lançamento de um edital. O edital é o documento mais importante das licitações, pois ele contém todas as informações necessárias para que os licitantes possam participar do processo.
  • As principais informações disponíveis nos editais de licitação são:
  • Dia e horário da licitação;
  • Endereço e meio pelo qual será realizada a licitação;
  • Prazos contratuais;
  • Penalidade por atraso da obra ou prêmio por antecipação;
  • Critérios de medição, pagamento e reajustamento;
  • Regime de preços;
  • Limitação de horários de trabalho;
  • Critérios de participação na licitação;
  • Habilitação técnica requerida;
  • Documentação requerida;
  • Seguros necessários;
  • Facilidades disponibilizadas pelo contratante.
2. Documentos

Uma vez lançado o edital, todos aqueles que cruzarem com o documento e que tiverem interesse de participar do processo licitatório devem primeiro reunir todos os documentos necessários e se cadastrar para participar da licitação.

Esses documentos servem como um dispositivo de segurança a mais para que o poder público possa se certificar de que somente empresas com todos os documentos em ordem estão participando do processo.

Ou seja, no fim das contas, é uma forma de garantir que somente vendedores minimamente qualificados vendam para o governo, diminuindo a chance de fraude.

Como vimos no tópico anterior, todos os documentos necessários para participar dos processos licitatórios e os prazos para o cadastro e envio desses documentos estão presentes nos editais das licitações.

3. Propostas

Uma vez que todos aqueles interessados em vender para o governo se cadastram na licitação, começa a fase de propostas.

As fases podem variar bastante de acordo com a modalidade de licitação que o poder público está utilizando.

Por exemplo, pregões eletrônicos são feitos de forma totalmente anônima. Nem mesmo aqueles que estão julgando os preços sabem quem está oferecendo os preços. A identidade daquele que ofereceu o melhor preço só é revelada ao final do processo.

Essa metodologia “duplo cego” serve para que não haja nenhum tipo de preferência dada a nenhuma dos licitantes que se candidataram para o processo.

Já o Diálogo Competitivo, por outro lado, é uma modalidade de licitação mais voltada para inovações tecnológicas e, portanto, permite que haja um diálogo entre os licitantes e o poder público na fase de propostas.

Dessa forma, a administração responsável pelo certame consegue identificar quais soluções são mais adequadas para os problemas que o processo licitatório está visando resolver.

4. Classificação

Depois que todas as propostas foram enviadas e os prazos para o envio chegaram ao fim, cabe ao poder público fazer uma avaliação e classificação das propostas.

Como vimos, dependendo do tipo de licitação, critérios além do preço podem ser levados em consideração. Entretanto, isso vale somente para o Diálogo competitivo. A concorrência e o pregão eletrônico prezam pelo preço mais baixo.

Com as análises feitas, o poder público então divulga os vencedores do processo licitatório.

Se algum dos licitantes achar que houve algum erro no processo, ele pode entrar com um recurso pedindo a revisão da licitação.

Uma terceira parte vai analisar se o recurso tem validade ou não e, caso seja validado, então troca-se o vencedor do certame por aquele que realmente ofereceu o melhor preço.

5. Contrato

Com os vencedores divulgados e os processos de recurso vencidos, é hora de assinar um contrato com o poder público.

Em alguns contratos com o governo, é exigido que o licitante vencedor apresente alguma forma de garantia, seja através de um valor caução depositado, seguro garantia ou financiamento em instituição bancária autorizada a operar no país.

Essa fase serve para que o licitante prove que possui habilitação econômico-financeira para vender para o governo.

Em outras palavras, serve para que, se o licitante vencedor quebrar o contrato, o governo não tenha de arcar com os prejuízos.


Como participar de licitação no Portal de Compras Públicas?


Participar de licitações através do Portal de Compras Públicas é muito fácil. Confira o passo a passo a seguir:

1- Faça o seu cadastro no Portal de Compras Públicas

Primeiro, faça o seu
cadastro no Portal de Compras Públicas, o cadastro gratuito oferece acesso a um aviso de licitações, que envia 3 vezes por semana as melhores oportunidades de licitação no seu e-mail, acesso gratuito à participação de cotações eletrônicas e pedidos de impugnação de edital, dúvidas e esclarecimentos.

Segundo, escolha um plano: Mensal de R$152,00, Semestral (R$633 por mês) e anual (R$1.149 anual).

Ao pagar para usar o Portal de Compras Públicas, você terá acesso completo à plataforma, alerta customizado de licitações do seu interesse, débito automático no cartão e acesso à todas as modalidades de licitação disponíveis no portal.

Nossa central de atendimento está disponível para ajudar o empreendedor na jornada pelo mundo das licitações através de capacitações e eventos, como o Conexão Portal, acesso a diversos e-books e um marketplace com soluções e facilidades para você qualificar ainda mais o seu negócio!

2- Fique atento ao nosso Aviso de Licitações

Como você viu, a simples conta gratuita no Portal de Compras Públicas já te dá acesso ao nosso Aviso de Licitações.

Funciona assim: 3 vezes por semana, te mandamos um e-mail com as oportunidades de licitação mais quentes da sua região.

Uma vez que você estiver de olho nas licitações mais vantajosas, é hora de começar a prestar atenção no próximo passo: a leitura dos editais!

3- Leia os editais com atenção

Ressaltar esse ponto é sempre essencial: leia os editais!

Como vimos nos tópicos anteriores, os editais são os documentos que contém as informações mais importantes do processo licitatório.

Se você realmente quer participar de uma licitação, então deve ler os editais, pois só assim vai saber quais os prazos e quais os documentos necessários para participar do processo.

4- Levante todos os documentos necessários

Como vimos, o edital expõe quais são os documentos necessários para participar dos processos licitatórios.

Você deve ficar bem atento a essa etapa do processo, pois se você não levantar todos os documentos necessários dentro do prazo, pode perder a chance de participar do certame.

5- Se inscreva nos processos licitatórios

Com todos os documentos em mãos, é hora de se inscrever nos processos licitatórios. Para isso, você deve utilizar o
Portal de Compras Públicas para participar da licitação.

6- Envie as propostas e não perca os prazos

Essa é a parte mais importante para todo aquele que quer faturar vendendo para o governo. Você não pode perder os prazos e deve enviar a melhor proposta possível.

Entretanto, fique atento: você não deve enviar uma proposta que não poderá cumprir somente para ganhar o processo licitatório. Não é assim que funciona.

Se você o fizer e acabar ganhando o processo licitatório, ou terá de arcar com o prejuízo de vender um produto por um preço menor do que o que pode praticar, ou poderá enfrentar punições que estão previstas dentro das leis que versam sobre as licitações no Brasil.

6- Ganhe a licitação!

Uma vez que você ganhar uma licitação, será necessário que você ainda cumpra um pequeno passo a passo antes de concretizar a venda e entregar os produtos ou serviços.

Em primeiro lugar, é necessário que você comprove a habilitação econômico-financeira da sua empresa. Para isso, você pode ser necessário que você deposite um caução, faça um financiamento em um banco ou que pague por um seguro garantia.

Na hora da contratação do serviço, o poder público vai te dar essas 3 opções e você vai poder escolher qual delas é mais adequada para o seu negócio.

Depois que todo o processo de habilitação estiver terminado, então é hora de assinar o contrato e começar a fornecer para o governo!

Cadastre-se agora mesmo em nossa plataforma e entre no mercado das licitações!


Conclusão

Saber como participar de uma licitação não é algo exatamente de conhecimento geral. Na verdade, grande parte das pessoas nem entende o que é um processo licitatório e para que ele serve.

Como vimos ao longo do texto, uma licitação não é uma simples “compra pública”, mas sim um procedimento administrativo através do qual o poder público faz negócios com a sociedade civil, de forma a garantir igualdade de oportunidades a todos os interessados.

Por isso, as licitações normalmente ocorrem em fases bem claras: o lançamento do edital, a coleta de documentos, a apresentação das propostas, o julgamento e classificação dos vencedores e, por fim, o contrato com o poder público.

Para participar de um processo licitatório através do Portal de Compras Públicas, é necessário fazer o seu
cadastro no portal, ficar atento ao aviso de licitações, ler os editais com atenção, levantar os documentos necessários, se inscrever nos processos e enviar as propostas.

Caso a sua proposta seja a mais vantajosa para o governo, então com certeza o poder público vai fechar negócio com a sua empresa.

Entretanto, é sempre bom lembrar que oferecer um valor que você não pode praticar é uma má ideia, já que, caso você não cumpra o contrato, sanções podem ser aplicadas.

Fazer simples transforma! Vamos juntos?

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Até a próxima!

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