Nova mídia se junta à Live e às redes sociais da plataforma, abrindo mais um canal de comunicação com os clientes e o público das compras governamentais
 
 

 
O Portal de Compras Públicas está lançando mais um canal de comunicação com seus clientes e também com o público interessado em acompanhar o que está acontecendo no mundo das compras governamentais no Brasil. É o Podcast COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA, que irá ao ar a partir desta terça-feira (07/7) em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E PODCASTS ITUNES.  
O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA terá periodicidade quinzenal. Em Julho, para a estreia, excepcionalmente serão produzidos três programas, sempre às terças-feiras.
No primeiro episódio, o locutor do programa, jornalista Max Gonçalves, entrevista o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, o advogado especializado em licitações e assessoria aos municípios, Edinando Brustolin, e o diretor-executivo do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), Elói Rönnau, que reúne 108 municípios. Eles vão avaliar as mudanças e vantagens introduzidas pelo Decreto 10.024/2019, que a partir de 1º de junho tornou obrigatório o pregão eletrônico para todos os municípios do país que fizerem aquisições com recursos das transferências voluntárias da União. 
Maior plataforma independente de pregão eletrônico do país, o Portal atende atualmente 900 prefeituras (16% dos 5.570 municípios brasileiros), com uma base de 100 mil fornecedores cadastrados. Desde a edição do Decreto, em setembro, vem promovendo iniciativas constantes para compartilhar informações e produzindo conteúdos sobre a nova legislação, visando ao aperfeiçoamento dos processos no setor. O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA será mais um canal – junto com o Site, o Facebook e as Lives do Conexão Portal - para levar essa atualização a prefeitos, pregoeiros e fornecedores de todo país.
O podcast é uma espécie de programa de rádio virtual, direcionado a abordar temas de interesse de públicos específicos – como os inúmeros envolvidos, de alguma forma, no segmento das compras públicas. Haverá entrevistas com compradores, fornecedores, especialistas e fontes oficiais, além de análises, propiciando um tratamento mais contextual dos temas que impactam o setor no momento. 
Nessa mídia, é possível escolher quando e em que local se quer ouvir os programas. Acessível pela internet, o podcast pode ser ouvido no computador e, especialmente, no celular: no carro em deslocamentos ou no engarrafamento, na academia durante os exercícios físicos ou em casa enquanto se cozinha ou toma o café da manhã, por exemplo – a versatilidade é um dos grandes atrativos da mídia, que permite ao usuário acompanhar os programas enquanto realiza outras tarefas.
O objetivo do Portal ao lançar um podcast próprio é ampliar e facilitar ainda mais o acesso ao conhecimento sobre a plataforma e o universo das compras públicas, que representam oportunidades de negócios incessantes em praticamente todas as áreas da economia. “Os governos, seja o Federal, os estaduais ou os municipais, precisam comprar praticamente de tudo, inclusive serviços, para garantir o atendimento cotidiano das demandas da população e da própria máquina pública; é uma fonte inesgotável de negócios para os empreendedores que apostam no segmento”, aponta o CEO do Portal, Leonardo Ladeira.
Somente o Poder Executivo Federal realiza cerca de 100 mil processos de compra por ano, movimentando R$ 48 bilhões. Os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário – mais as três esferas da Federação movimentam juntos anualmente 12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que em 2019 chegou a R$ 7,3 trilhões (Fonte: Ministério da Economia).
“Como um centro de excelência e serviços especializados em compras públicas, o Portal tem entre suas missões compartilhar esse conhecimento para ajudar a qualificar o próprio setor”, destaca Leonardo Ladeira. “Ao mesmo tempo, ficamos felizes por estar dando visibilidade e transparência a uma atividade fundamental que é a gestão pública”.


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