A participação crescente das mulheres nas compras públicas ajuda a qualificar o setor e elas trarão à Live dia 08 dicas diferenciadas sobre a aplicação do Decreto 10.024

Pregoeiras, muitas vezes responsáveis pelas compras de um município inteiro, advogadas e consultoras em licitação e contratos públicos que garantem que essas aquisições sejam viabilizadas de acordo com a legislação em vigor, e, ainda, analistas e assessoras que atuam no controle e fiscalização da correção de todos esses processos nos Tribunais de Contas dos estados e municípios e também no Tribunal de Contas da União (TCU). É crescente a participação de mulheres no universo das compras públicas e elas costumam imprimir uma atuação diferenciada nos cargos que ocupam. É a experiência e as dicas dessas profissionais que a próxima Live CONEXÃO PORTAL, no dia 08 de setembro, às 10 horas, vai trazer para compartilhar com compradores e fornecedores do setor.
São mulheres com formação especializada e grande conhecimento técnico, que estão em constante busca por atualização e inovação na resolução dos principais problemas e impasses que surgem nos pregões, especialmente os eletrônicos, e que procuram, ao mesmo tempo, novas formas de disseminar o conhecimento acumulado. “Tudo isso vem ao encontro de uma das missões mais importantes do Portal, que é compartilhar conhecimento para ajudar a melhorar a qualidade das compras públicas no país e, em consequência, o uso do dinheiro público”, destaca o CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira. “Para além da questão da equidade de direitos e gênero, a atuação dessas mulheres também vem contribuindo para qualificar o setor profissionalmente”.
Ladeira vai receber para debater o tema as CONVIDADAS:
  • Gabriela Pércio - consultora em Licitações e Contratos Administrativos, especialista em Direito Administrativo e mestre em Gestão de Políticas Públicas. Sócia da GVP Parcerias Governamentais, é instrutora, desde 2004, de cursos, treinamentos e seminários na área de Licitações e Contratos. Foi assessora na Procuradoria Geral do Ministério Público de Contas do TCE-PR e é autora de duas obras: “Contratos Administrativos – Manual para Gestores e Fiscais”, da Editora Juruá/PR, e “Instrução Normativa 5/17 – MPDG – Comentários a Artigos e Anexos”, da Editora INGEP/RS. 
  • Angelina Leonez – administradora com pós-graduação em Gestão Pública e Gestão Estratégica de Pessoas, é servidora da carreira de C&T do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), atuando na Coordenação de Recursos Logísticos como Pregoeira e Chefe da Divisão de Compras e Instrução processual, além de instrutora de cursos na área de licitações.
  • Christianne Stroppa - Doutora e Mestre em Direito, é professora de Direito Administrativo da PUC-SP, assessora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo e advogada especialista em Licitações e Contratos Administrativos. Ex-assessora jurídica na Secretaria da Saúde do Município de São Paulo e ex-Procuradora da Universidade de São Paulo.
As três integram um movimento recém-criado, no início do ano, para valorização profissional das mulheres que trabalham com compras públicas, tanto no setor público quanto no privado. É a Rede Mulheres nas Compras Públicas, que já reúne mais de 30 profissionais de diversas regiões do país, tem grupos de discussão fechados no Whatsapp e um perfil público no Instagram (@compraspublicasporelas).
Além dessas iniciativas, elas vão debater na Live questões técnicas das mais demandadas no setor atualmente, como as dificuldades de interpretação e aplicação do Decreto 10.024/2019 e as principais dúvidas e impasses que surgem no uso prático do pregão eletrônico, obrigatório desde junho para todos os municípios do país que utilizarem as verbas de transferências voluntárias da União. 
 
SORTEIO – No final da Live serão sorteados exemplares do pocket book da coleção Direito Público do Professor Jacoby sobre a Lei 8.666/1993, a principal legislação brasileira para licitações e contratos administrativos, já atualizada com o novo Decreto do Pregão Eletrônico (10.024/2019).
 
LINK PARA INSCRIÇÃO NA LIVE: