A próxima Live da CONEXÃO PORTAL vai mostrar como os municípios do Rio Grande do Sul estão inovando em suas aquisições públicas, especialmente depois de Junho, quando começou a obrigatoriedade nacional do uso do pregão eletrônico, determinada pelo Decreto 10.024/2019. E isso ainda no contexto das compras emergenciais para o Covid-19, que também entrarão na pauta.
Na quinta-feira, 20 de agosto, às 10 horas, o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, receberá dois dirigentes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), composta por 27 Associações Regionais e que representa todas as 497 cidades gaúchas, para avaliar as principais novidades e diferenciais que o estado vem adotando nas compras públicas. Fundada em 1976, a entidade reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal.
 
Os convidados da Live são Guilherme Machado, Diretor de Assuntos Municipais da FAMURS, e Márcio Espíndola, Coordenador Geral da entidade.
 
A FAMURS é uma importante parceria do Portal no Rio Grande do Sul e seus dirigentes contarão na Live como os associados que ainda não haviam adotado o pregão eletrônico estão se adaptando à nova modalidade, que agora é exigida em todas as aquisições que utilizem recursos das transferências voluntárias da União. Essa é a principal fonte de recursos para mais de 90% das 5.570 cidades brasileiras. Quais as dificuldades que enfrentam nessa migração, os benefícios observados e as inovações que ela permite – e que os municípios gaúchos que são clientes do Portal já estão colocando em prática.
“Junho de 2020 é um marco para a história do pregão eletrônico no Brasil”, aponta o CEO Leonardo Ladeira. “É a data em que municípios de todos os portes passaram a ter acesso a comprar com mais economicidade, agilidade, variedade de fornecedores e preços e maior transparência. Queremos compartilhar com nosso público de que forma os gestores e pregoeiros do Rio Grande do Sul realizaram essa transição e os índices de sucesso que vêm obtendo com o pregão eletrônico”.
O Portal de Compras Públicas é a maior plataforma privada de pregão eletrônico do país. Está em 24 estados, mais de 1 mil municípios e oferece uma base de mais de 100 mil fornecedores cadastrados. Desde 2016, já licitou R$ 36 bilhões em compras para seus clientes.
 
SORTEIO – No final da Live serão sorteados exemplares do pocket book da coleção Direito Público do Professor Jacoby sobre a Lei 8.666/1993, a principal legislação brasileira para licitações e contratos administrativos, já atualizada com o novo Decreto do Pregão Eletrônico (10.024/2019).
 
 LINK PARA INSCRIÇÃO NA LIVE: