Sobre o Portal de Compras Públicas

Por que cobramos?

O Portal de Compras Públicas "Portal CP", é um centro de excelência em compras públicas mantido pela empresa Ecustomize Consultoria em Software S/A, que atende aos três importantes grupos:

  • Compradores: entes públicos que utilizam o Portal CP para realizarem seus processos licitatórios e publicarem seus editais de contratações. Os compradores contam também com todo apoio técnico da central de atendimento e os conteúdos gerados pela equipe do Portal e seus parceiros, como o Instituto Protege;
  • Sociedade: organizada em forma de ONG’s, ORG’s ou mesmo entidades públicas representativas como Ministério Público, Procuradorias e Tribunais de Contas que podem acessar os dados públicos referentes aos processos tramitados pelo Portal CP;
  • Fornecedores: pessoas jurídicas ou físicas que desejam participar dos processos de contratações dos compradores ou mesmo acompanhar processos publicados no Portal CP. 

Além disso, o Portal CP armazena e processa em servidores de alta segurança, os valiosos dados cadastrados na plataforma:

  • Dados de cadastros dos fornecedores, compradores, questionamentos e toda informação que é transacionada em nossos bancos de dados;
  • Documentos de homologação dos fornecedores, editais e anexos de licitações dos compradores;
  • Todos os dados de atendimentos prestados pela Central de Atendimento, que conta com pregoeiros certificados pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, bem como a gravação de todas ligações;
  • Processamento das transações realizadas.

E ainda, para manter tudo isso, o Portal CP investe ativamente em:

  • Manutenção, atualização e desenvolvimento dos seus sistemas;
  • Avançados equipamentos de computação, armazenamento e comunicação de dados;
  • Infraestrutura de tecnologia, telecomunicações e Datacenter;
  • Equipe de especialistas que realizam desde o suporte técnico na Central de Atendimento até o desenvolvimento de novas funcionalidades dos sistemas. Do atendimento aos compradores ao acompanhamento da legislação e regulação/adaptação dos sistemas;
  • Presença nos meios de comunicação para garantir ampla publicidade dos processos publicados no Portal CP.

 Com isso, o Portal CP contribui desde 2003 para a realização de processos licitatórios via internet, dando mais agilidade e transparência, facilitando o dia-a-dia para os entes compradores e fornecedores. Neste período, foram realizados milhares de processos através da nossa plataforma, com total segurança, disponibilidade e suporte técnico.

 Toda esta infraestrutura tecnológica, time de especialistas, serviços 100% garantidos têm um custo que o Portal CP, através de ações de marketing e expansão da base de fornecedores, consegue baixar para que o fornecedor individualmente, possa pagar uma taxa de ressarcimento módica. Esta cobrança está prevista no art. 5º da Lei 10.520/2002, quanto ao pagamento de taxa e emolumentos referentes aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação.

 OPortal CP atua desde 2003 no fortalecimento do uso do Pregão Eletrônico pelos seus compradores, pois entende que com isso, a sociedade ganha com o aumento da competitividade, escalabilidade e garantia de concorrência ampla e isonômica aos processos publicados. 

 Para os fornecedores, o Portal CP entende que, o uso desta modalidade, contribui para:

  • Redução de custos para garantir participação nos certames, já que não há necessidade de deslocamento ou acomodação;
  • Ampliação do raio de atuação, podendo fazer propostas e lances em processos de qualquer lugar do Brasil;
  • Divulgação automática de licitações dentro da sua área de atuação via meio eletrônico;
  • Transparência, pois permite a pesquisa, visualização e download de editais de forma online;
  • Verificação de todos os preços praticados após abertura de propostas e fases dos processos.

O Portal CP realiza ainda, amplos estudos quantos aos preços praticados, de maneira que garanta a participação de todos fornecedores que estejam dispostos a participar das licitações de seus interesses, realizando com muita cautela manutenção aos mesmos sempre que necessário, para também garantir que todos os seus serviços continuem disponíveis com a qualidade conhecida.

Uma importante parcela das empresas ativas no portal participa de poucos processos eletrônicos, não justificando assinaturas longas no portal, ou seja, com um valor mensal de baixo custo o Portal diminuiu sua principal cobrança em mais de 25% (antes era R$178,98).

As assinaturas mais longas, apesar de reajustadas, ainda são beneficiadas com preços até 38% mais baratas quando comparadas com a mensal.

Por fim, a modalidade de “dispensa de licitação” passa a definitivamente ficar gratuita no Portal de Compras Públicas.