Adesão foi formalizada nesta terça (03) e é resultado de trabalho conjunto com o Sebrae-SP, iniciado em agosto de 2020 para todo o estado
 
 
O Portal de Compras Públicas assinou nesta terça-feira (03/8) o Termo de Adesão para atendimento à Prefeitura de São Paulo, a maior do país e responsável pelo maior Produto Interno Bruto municipal (PIB) do Brasil, que chegou a R$ 699,28 bilhões em 2017, segundo dados mais recentes do IBGE*. 
Pelo documento, o Portal, que é a maior plataforma privada de pregão eletrônico do país, passa a ser um dos portais de licitação utilizados pela Prefeitura da capital paulista em suas aquisições de bens e serviços.
A cerimônia de assinatura foi realizada pela manhã na Escola Superior de Empreendedorismo do Sebrae-SP e contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do Secretário Executivo de Gestão do município, Fabrício Cobra Arbex, do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, juntamente com o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, e o diretor de Relações Institucionais da plataforma, Heitor Caldeira.
“A adesão da Prefeitura de São Paulo ao Portal reforça nossa consolidação como GovTech no cenário nacional e é resultado da parceria inovadora que desenvolvemos com o Sebrae-SP ao longo dos últimos 12 meses”, comemora o CEO Leonardo Ladeira. “Com isso, damos mais um passo importante na missão de levar maior transparência e eficiência para a gestão pública, fomentando a inovação tecnológica dentro do governo e o desenvolvimento do empreendedorismo em todo o Brasil”, ressalta. 
 
PARCERIA COM O SEBRAE-SP
Iniciada em agosto de 2020, a parceria do Portal com o Sebrae-SP tem a finalidade de aproximar empreendedores de pequenos negócios do universo das compras governamentais, devendo atingir os 645 municípios do estado de São Paulo nos três anos previstos para sua duração.
Para isso, o Portal criou uma plataforma exclusiva, a Compras Públicas SP (www.compraspublicassp.com.br), que rastreia e disponibiliza editais de compras de prefeituras paulistas e órgãos governamentais federais e estaduais para os usuários inscritos. O público-alvo são Microempreendedores Individuais (MEIs), Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e produtores rurais estabelecidos no estado de São Paulo.
A plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo ComprasPúblicasSP, desenvolvido pelo Portal para o Sebrae-SP e que pode ser baixado gratuitamente via Google Play ou App Store. Os empreendedores cadastrados recebem avisos por e-mail e por notificação no celular de que há licitações disponíveis em sua região, por meio de um sistema de georreferenciamento.
Nesse primeiro ano, Portal e o Sebrae-SP também promoveram uma série de ciclos de treinamento e capacitação de Fornecedores (pequenos empreendedores locais) e Compradores/gestores (incluindo prefeitos, secretários, pregoeiros, servidores dos setores de compras das prefeituras e até procuradores municipais), em municípios das 28 regiões de atuação do Sebrae no estado de São Paulo.
As capacitações envolveram a operacionalização da plataforma do Portal, o novo Decreto do pregão eletrônico (10.024/2019) e como ele impacta as aquisições das prefeituras e também a legislação que beneficia as micro e pequenas empresas nas licitações públicas, especialmente a Lei Complementar 147/2014 e o Decreto 47.437/2018. 
E abrangeram, ao mesmo tempo, um fator fundamental - a sensibilização dos pequenos empreendedores, para que comecem a entender de compras públicas e a se interessar em participar do segmento, e das prefeituras e órgãos públicos, a fim de que passem a incluir esses pequenos negócios em suas aquisições, promovendo, assim, a movimentação das economias locais e regionais. 
“Estamos muito entusiasmados em poder apoiar a promoção de políticas públicas que
melhorem o ambiente de negócios dos municípios paulistas”, afirma o diretor superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit. “Trabalhar junto à Prefeitura de São Paulo é muito importante para alavancar as oportunidades para que empreendedores da cidade possam gerar cada vez mais emprego e renda, e de maneira sustentável”.
 
CONSÓRCIO EMPREENDEDOR
Essa parceria com a Prefeitura de São Paulo será a primeira ação do Consórcio Empreendedor, programa do Sebrae-SP do qual o Portal também participa e que tem como objetivo dar escala regional às políticas públicas de desenvolvimento de base empreendedora, por meio da integração de municípios e visando à melhoria do ambiente de negócios. Com forte orientação ao aprimoramento da cooperação regional, o Sebrae-SP passa a oferecer gratuitamente via o Consórcio um vasto portfólio de produtos e serviços para: 
  • Constituição e/ou fortalecimento de consórcios públicos intermunicipais;
  • Aperfeiçoamento de políticas públicas de empreendedorismo nos municípios consorciados;
  • Estímulo à cooperação em regiões com potencial para políticas consorciadas.
 
“O Portal de Compras Públicas faz parte desse conjunto de soluções do Consórcio Empreendedor, apoiando os municípios no tema de Compras Governamentais”, detalha o diretor de Relações Institucionais do Portal, Heitor Caldeira. “A adesão da Prefeitura de São Paulo, uma das maiores cidades e economias do planeta, cujo PIB equivale à soma de 4.305 municípios brasileiros*, permitirá ao Portal ir além do atendimento em compras de bens e serviços - será um laboratório excepcional para o desenvolvimento de soluções inovadoras aos Entes e órgãos públicos que utilizam nossas ferramentas e tecnologia em suas licitações”, destaca.
 
 
(*) Fonte: IBGE