Assessor de Relações Institucionais representou a plataforma no primeiro curso realizado pela FAMUP, que reuniu 100 participantes de 45 municípios do estado
 
 

O assessor de Relações Institucionais do Portal de Compras Públicas, Heitor Caldeira, foi um dos convidados do primeiro Curso de Capacitação de Pregoeiros e Contratos promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), em parceria com a Ordem dos Pregoeiros do Brasil, Seccional Paraíba (OPS-PB). O curso, que foi realizado de forma virtual em função do isolamento pela pandemia do Covid19, reuniu mais de 100 participantes de 45 municípios paraibanos, em dois dias de treinamento (08 e 09/2).
Foi ministrado pela advogada Vanóbia Nóbrega, pregoeira concursada da Prefeitura Municipal de Cajazeiras e profissional que é referência na área no estado, já tendo ocupado os cargos de Secretária da Fazenda Pública e de Administração do município, Pregoeira da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, além de postos semelhantes em vários outros municípios da região. 
Heitor Caldeira, representando o Portal, detalhou aos participantes as principais ferramentas e benefícios da plataforma, que é 100% digital e a maior da iniciativa privada na viabilização de pregões eletrônicos entre prefeituras e fornecedores. O Portal, que atende mais de 1.400 municípios em todo país, já está em 129 prefeituras da Paraíba. “Acreditamos que iniciativas como essa da FAMUP são cada vez mais fundamentais, e não apenas para a qualificação das equipes de compras dos órgãos públicos, mas também pelos benefícios que isso gera em sequência – melhora no planejamento e organização da gestão municipal, proporcionando economia real ao município”, pontuou Caldeira.
O presidente da FAMUP, George Coelho, destacou os novos desafios que foram apresentados com a pandemia causada pelo coronavírus. “É muito importante para os gestores e para suas equipes essa capacitação. Precisamos estar sempre com boas informações e bons assessoramentos. Sabemos que a licitação é a mãe da administração e temos que ficar sempre atentos para isso. Hoje é a área que é mais cobrada aos gestores e, por isso, é primordial termos equipes bem preparadas nas administrações”, avaliou.
O objetivo do curso é formar e certificar novos pregoeiros, além de capacitar membros de comissões permanentes e demais servidores da área de licitações, notadamente na modalidade Pregão em suas formas presencial e eletrônica. E para garantir que os profissionais realizem com segurança todas as fases do procedimento, a FAMUP busca embasá-los também no aspecto jurídico, técnico e comportamental do processo de contratação. 
 
• Mais detalhes na página da FAMUP:
 
 
• CURRÍCULO VANÓBIA NÓBREGA
É bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais (Curso de Direito – UFPB); Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP. Pregoeira concursada da Prefeitura Municipal de Cajazeiras- PB. Cargos já assumidos: Secretaria da Fazenda Pública – Gestão 2013 a 2016, Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José da Lagoa Tapada/PB – Gestão 2009 e 2010, Secretaria de Administração na Prefeitura Municipal de Marizópolis/PB – Gestão 2010 e 2011, Secretaria de Administração de Cajazeiras – Gestão 2001 a 2008, Diretora do Departamento Tributário da Prefeitura de Cajazeiras – 1994, Técnica do Polo Alto Piranhas – Membro da Equipe Gestora, Ação do PRODER/SEBRAE – 1998, Membro da Comissão de Licitação da Prefeitura de Cajazeiras período 2001 a 2008, Assessora Técnica na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de cachoeira dos Índios-PB – Gestão 2010/2011, Pregoeira da Fundação de Ação Comunitária – FAC e Diretora Executiva da FAC/João Pessoa-PB, Pregoeira da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano 2011/2012.