11 de Setembro de 2020

Portal firma parceria com a FAMURS

Entidade reúne os 497 municípios gaúchos e terá cooperação para regulamentação do pregão eletrônico, produção de webinares, e-Books e cursos de formação e capacitação  
 

O Portal de Compras Públicas acaba de fechar uma parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), para difusão do conhecimento e capacitação de pregoeiros e gestores em compras governamentais. Pelo acordo, até dezembro serão realizados webinares exclusivos para atendimento às demandas dos municípios gaúchos, especialmente na regulamentação do pregão eletrônico nas prefeituras. As medidas serão reforçadas por cursos de formação de pregoeiro e elaboração de editais – tudo com o uso da plataforma do Portal de Compras Públicas.
A FAMURS é composta por 27 Associações Regionais e representa todos os 497 municípios do estado, os quais, com a parceria, ainda vão receber e-Books desenvolvidos especificamente pelo Portal com a entidade, abordando os principais temas que impactam as cidades gaúchas nas compras públicas no momento. 
“O objetivo é preparar os municípios para a gestão do conhecimento especializado sobre o setor, contribuindo para a qualificação dos processos de compras governamentais como um todo e, em consequência, para um melhor uso do dinheiro público”, destacou o CEO do Portal, Leonardo Ladeira. “O Rio Grande do Sul é um parceiro muito importante pra nós – a capital, Porto Alegre, é o maior cliente do Portal e um dos mais antigos; utilizando a plataforma desde 2016, a Prefeitura Municipal realiza cerca de 600 pregões por ano, com uma economia média de 22% nos preços obtidos ao final das disputas. Além disso, já atendemos a mais de 300 municípios no estado e devemos ampliar ainda mais a presença a partir dessa parceria com a FAMURS”.
A parceria também abrange os novos gestores, que devem assumir os municípios no início do ano, após as eleições. O Portal vai apoiar os cursos da Escola de Gestão Pública (EGP) da FAMURS, viabilizando o acesso a renomados profissionais e especialistas do setor para ministrar capacitações em licitação e contratos públicos, selecionados entre seus parceiros, sempre via a plataforma. Ao mesmo tempo, integrará os prefeitos gaúchos ao Seminário Nacional que está preparando para dezembro, tratando dos desafios das compras públicas para os novos gestores eleitos, que é aguardado como o maior evento do setor voltado às novas gestões municipais.
 “Com certeza esta parceria institucional agregará muito à nossa entidade, que visa sempre trabalhar pelo fortalecimento de nossos municípios, ouvindo as principais demandas e impactando a vida de muitos cidadãos gaúchos com soluções que garantam melhorias”, afirmou o Coordenador Geral da FAMURS, Márcio Espíndola. “Nosso trabalho com o Portal de Compras Publicas também deve colaborar muito para a agilidade nas licitações dos mais de 300 municípios que já usam a plataforma”.
 
PRÊMIO INOVAÇÃO
Para coroar a cooperação com a FAMURS, o Portal também quer mostrar os bons resultados obtidos no estado após a implantação de todas essas iniciativas. Vai instituir o Prêmio Inovação em Compras Públicas, como um reconhecimento das ações mais inovadoras adotadas na área pelas administrações municipais do Rio Grande do Sul. E já tem parceiros para a premiação: o Instituto Protege, que atua no apoio à eficiência da gestão pública e da segurança jurídica de gestores públicos, o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o assessor de Relações Institucionais do Portal, Heitor Caldeira, a parceria com a FAMURS é estratégica para modernizar a gestão das compras públicas nos municípios gaúchos. “Visa a levar todo o conhecimento e o know-how desenvolvido pelas duas entidades para todas as cidades do estado, o que implicará um salto de qualidade fundamental neste momento de necessidade de recuperação da economia com a pandemia do Covid-19”, avaliou.