Plataforma bateu novo recorde de crescimento, com mais de R$ 30 bilhões transacionados em 2020 e meta de chegar a R$ 50 bi esse ano

 

O Portal de Compras Públicas, maior plataforma privada de pregão eletrônico do país, bateu novo recorde esse mês, alcançando o número histórico de 1.500 municípios atendidos em todo país. Isso significa um crescimento de 66% em relação a julho do ano passado, quando o Portal atingiu o marco de 1 mil municípios.

Agora, a plataforma já é responsável pelo atendimento das compras públicas de 27% dos 5.570 municípios brasileiros, estando presente em 24 estados e três capitais – Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Palmas (TO).

O crescimento se reflete no volume de negócios. Somente no ano passado, o Portal transacionou mais de R$ 30 bilhões em licitações para seus clientes, com os processos via plataforma gerando uma economia perto dos R$ 18 bilhões para as prefeituras que a utilizaram.

“A meta para 2021 é chegar aos R$ 50 bilhões negociados via a nossa plataforma”, anuncia o CEO do Portal, Leonardo Ladeira. “Todos esses números são resultado do esforço extra que empreendemos ao longo de 2020, um ano de pandemia e crise econômica mundial em que o Portal não parou em nenhum momento”.

Também foi o ano em que o novo Decreto do Pregão Eletrônico (10.024/2019) tornou-se obrigatório para todos os municípios que utilizam as verbas das transferências voluntárias da União e, com isso, o Portal intensificou as capacitações e treinamentos das equipes de compras das prefeituras sobre a nova modalidade, auxiliando-as na transição do pregão presencial. “Trabalhamos intensivamente, em todas as regiões do país, a fim de capitalizar o crescimento de potenciais usuários para ofertar nossas ferramentas e soluções, firmando o Portal como a melhor solução do setor para a esfera municipal”, destaca Ladeira.

Ao mesmo tempo, o Portal também intensificou uma de suas principais missões, de disseminar ao máximo conhecimento especializado sobre o setor. Realizou Lives semanais durante todo o ano (CONEXÃO PORTAL), que estão disponibilizadas no Youtube, e criou um Podcast quinzenal (COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA), publicado em cinco plataformas de streaming. Com isso, acessou ao público do setor, e não apenas a seus clientes, informações, dicas e orientações preciosas sobre os principais temas e demandas em compras públicas, convidando advogados, consultores, licitantes, pregoeiros e especialistas em licitações e contratos públicos.

 

A plataforma começou o ano com um aporte de R$ 2,5 milhões da Cedro Capital, gestora de recursos que busca conectar empresas e projetos de inovação tecnológica da região central do Brasil (Centro-Oeste, Minas Gerais e Tocantins) com investidores institucionais qualificados.

Ao longo de 2020, firmou parcerias inovadoras com o Sebrae Pará e o Sebrae São Paulo, para incentivar os pequenos empreendedores dos dois estados a também vender para os governos e sensibilizar as prefeituras a comprar dos pequenos negócios municipais, abrindo um novo nicho de incremento para as economias locais e regionais.

O Portal de Compras Públicas ainda finalizou esse ano tão difícil para todos com dois reconhecimentos bastante almejados entre as empresas: os selos de Great Place To Work, conferido pela GPTW, e de Govtech, pela BrazilLab.

O GPTW, autoridade global no mundo do trabalho, atesta que o Portal é um Ótimo Lugar para Trabalhar, após pesquisa com os funcionários da empresa que apontou um índice de 89% de satisfação. O selo conferido pela entidade é uma ferramenta estratégica no mercado para atrair, captar e manter os melhores talentos.

Já o selo de GovTech do BrazilLAB é um reconhecimento oficial  de que o Portal é uma empresa inovadora para o setor público, passando a fazer parte de uma rede de empreendedores que possuem soluções tecnológicas para diversos desafios dos governos, seja na esfera municipal, estadual ou federal e até mesmo no Legislativo e Judiciário. O selo funciona como uma importante vitrine que aproxima startups de gestores públicos de todo país, permitindo identificar empreendedores como opções seguras para contribuir na prestação de serviços públicos de qualidade.

 

“Foi um desempenho excepcional, não apenas alcançamos nossas metas como abrimos novos caminhos para a ampliação dos negócios, ao mesmo tempo em que ajudamos também a fomentar a inovação dentro do governo”, avaliou o CEO Leo Ladeira. “E em 2021 teremos muito mais!”.