Podcast do Portal destaca pontos-chave das palestras das referências do setor que participaram do evento. Nesse episódio, confira os destaques do dia 7

O Podcast COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA traz em seus próximos dois episódios a cobertura dos principais pontos abordados pelos especialistas nas palestras do Encontro Brasileiro de Grandes Nomes em Compras Públicas, realizado pelo Portal de Compras Públicas nos dias 7 e 8 de dezembro. O evento proporcionou 25 horas de palestras e debates de alto nível com os maiores especialistas e referências em licitações, contratos públicos e também na sua fiscalização e controle. Os participantes - novos gestores, secretários municipais, pregoeiros e servidores que atuam como compradores públicos, advogados e assessores jurídicos do setor e procuradores dos Tribunais de Contas – puderam aprofundar, diretamente com os convidados, temas e questões da maior importância para o setor no momento. 
 
Nesse episódio, destacamos os pontos-chaves desse grande compartilhar de conhecimento proporcionado pelo Portal, referentes ao primeiro dia do Encontro, 07/12.
Neles, o diretor-presidente do escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, Jorge Ulisses Jacoby, por exemplo, pontuou toda a base legal brasileira que coloca as licitações e a gestão de contratos com foco nos usuários, os cidadãos, destacando que o Brasil é o único país que inclui as licitações em sua Constituição, no artigo 37. Para ele, temos o desafio de mudar as mentalidades para o melhor atendimento das necessidades do cidadão, e esse papel deve ser assumido pela sociedade, os gestores e mesmo os fornecedores.
Já o advogado da União, Ronny Charles, defendeu o pregão eletrônico como instrumento que vence a burocracia e valoriza o pregoeiro, avaliando que a modalidade eletrônica trouxe vantagens para a administração pública e também para os fornecedores. Murilo Jacoby, diretor-presidente do Instituto Protege, ressaltou, ao analisar a regulamentação das compras públicas no país, que os desafios da gestão pública estão cada vez maiores e envolvendo soluções bastante técnicas.
O ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), André Luís de Carvalho, por sua vez, apresentou uma sugestão inovadora de sistema de compras em ambiente digital que pode transformar, de forma ousada, o ecossistema de compras governamentais e sua fiscalização. 
Por fim, o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, reafirmou o compromisso da plataforma e sua conexão com o que existe de vanguarda no ambiente das Compras Governamentais, visando a garantir o fortalecimento do pregão eletrônico como solução para compradores, fornecedores e até a economia regional.
 
O Encontro Brasileiro de Grandes Nomes em Compras Públicas teve mais de 6 mil inscritos e quase 4 mil espectadores em tempo integral, que em pesquisa ao final do evento deram nota 9,64 para a seleção de palestrantes e os conteúdos abordados.
 
Totalmente virtual e gratuito, o Encontro teve a parceria do ESCRITÓRIO JACOBY FERNANDES & REOLON ADVOGADOS ASSOCIADOS, referência nacional em Direito Público, Licitações e Contratos, do INSTITUTO PROTEGE, que atua no apoio à eficiência da gestão pública e da segurança jurídica dos gestores, e do SEBRAE, que busca incluir os pequenos negócios no universo das compras públicas.
 
 
O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA é quinzenal e pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E APPLE PODCASTS/iTUNES.
 
PARA OUVIR O EPISÓDIO ATUAL, CLIQUE NA PLATAFORMA DE SUA PREFERÊNCIA: