No dia 23, os advogados Murilo Jacoby e Ronny Charles, especialistas em licitação e contratos públicos, vão desmistificar os temores das vendas iniciais para o governo

O CONEXÃO PORTAL de 23 de julho trará um debate de grande interesse para quem está começando ou pensa em iniciar vendas para o governo: "Os riscos dos fornecedores nos processos de compras públicas". A Live, que começa às 10 horas, terá como convidados os advogados Murilo Jacoby e Ronny Charles, que vão abordar os principais temores, dificuldades e até preconceitos que costumam desestimular os empreendedores de participar de licitações públicas. Como especialistas em licitação e contratos públicos, eles se juntarão ao CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira, para trazer informações detalhadas e esclarecimentos sobre como evitar esses riscos, a fim de incentivar a participação de cada vez mais fornecedores nos pregões governamentais.
“Os governos precisam e compram de tudo, inclusive serviços e pequenas aquisições. São milhares de oportunidades abertas todos os dias, no país todo e para diferentes tamanhos de empresas, as compras públicas são um excelente nicho de mercado”, ressalta o CEO Leonardo Ladeira, lembrando que o setor movimenta 12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que em 2019 chegou a R$ 7,3 trilhões. “Nosso objetivo com esses debates é levar conhecimento sobre o setor ao máximo de empreendedores, para que também participem, de forma segura, desses negócios”.
Dentre os riscos geralmente apontados por quem ainda não decidiu vender para governos estão a burocracia e a regularidade fiscal exigida dos fornecedores, os atrasos nos pagamentos (empresas de menor porte têm pouco capital de giro para absorver isso) e a tentação de concentrar as vendas somente no setor público, deixando de prospectar o mercado privado. Os convidados da Live, um da área privada e outro da esfera pública, vão dar as dicas certas sobre essas e muitas outras dúvidas dos fornecedores.
Murilo Jacoby é professor e consultor, especializado na elaboração de regulamentos de licitação e contratos e no acompanhamento de processos licitatórios, diretor-jurídico do escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados e também diretor-presidente do Instituto Protege Escola Brasil, que atua no apoio à eficiência da gestão pública e da segurança jurídica dos gestores e é um dos parceiros do Portal. O escritório também é responsável pelo suporte jurídico da plataforma.
Ronny Charles é advogado da União, professor e palestrante e autor de diversos livros jurídicos, entre eles: Leis de licitações públicas comentadas, Licitações públicas: Lei nº 8.666/93 e RDC: Regime Diferenciado de Contratações, todos pela editora Jus Podivm. Escreve a coluna mensal Direito & Política na Revista Negócios Públicos e é coordenador da Comissão Permanente de Licitações da Consultoria Geral da União, na área de uniformização de entendimentos.
 
SORTEIO – No final da Live serão sorteados exemplares do pocket book da coleção Direito Público do Professor Jacoby sobre a Lei 8.666/1993, a principal legislação brasileira para licitações e contratos administrativos, já atualizada com o novo Decreto do Pregão Eletrônico (10.024/2019).
 
LINK PARA INSCRIÇÃO NA LIVE: