O convidado da Live do dia 16 é o Professor Uesley, que vai dar dicas para fornecedores aproveitarem as milhares de oportunidades desse recurso dos pregões
 
Um recurso das licitações que gera grandes vantagens para os compradores nas aquisições públicas mas, muitas vezes, não é bem aproveitado ou conhecido por grande parte dos fornecedores é a Ata de Registro de Preços (ARP). Por isso, para levar informações detalhadas, dicas e análises a fornecedores de todo país, incentivando-os a aproveitar também essas oportunidades que o pregão eletrônico proporciona, o tema da próxima Live do CONEXÃO PORTAL, no dia 16 de julho, às 10 horas, será "Entenda as Oportunidades da Ata de Registro de Preços".
Para abordá-lo, o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, convidou o especialista em licitações e contratações públicas, Professor Uesley Medeiros, do Espírito Santo. Com 28 anos de experiência no setor, o Professor Uesley já participou de mais de 1 mil processos de licitação pública, ministrou mais de 5 mil horas de treinamentos, palestras e seminários pelo país e tem uma série de livros publicados sobre a área. Consultor, também é sócio e fundador da LICITANEWS Consultoria, especializada em licitação pública, representando empresas de diversos segmentos em licitações de grande vulto (construção civil, médico-hospitalar, alimentação, brinquedos, tecnologia, máquinas, veículos e equipamentos). 
 
As Atas de Registro de Preços são um recurso usado na contratação de bens e serviços por licitação, nas modalidades de concorrência e pregão, no qual as empresas assumem o compromisso de fornecimento a preços e prazos registrados previamente. A Ata é, portanto, um documento vinculativo e obrigacional, que gera expectativa de contratação. Ali se registram os preços, fornecedores, condições de fornecimento e órgãos participantes, atendendo às disposições do edital e das propostas vencedoras da licitação. Seu uso é indicado nos casos em que o ente ou órgão público tem uma previsão da quantidade de produtos ou serviços que irá necessitar ao longo do ano, porém, não sabe ainda a quantidade exata ou, então, quer evitar problemas com armazenamento ou prazo de validade dos produtos. Isso porque a ARP tem validade de um ano, podendo ser renovada por igual período caso se mantenha vantajosa para os participantes, em relação aos valores de mercado.
Por essas características, nesse tipo de licitação a compra é feita por diversos órgãos ao mesmo tempo e o gerenciador da Ata de Registro de Preços fica responsável por consultar e captar o maior número de órgãos públicos com o mesmo interesse de aquisições. Assim, a maior vantagem da ARP, do ponto de vista dos compradores, é o alcance de melhores preços junto aos fornecedores, em função do volume de aquisições conjuntas. Há benefícios até mesmo para os órgãos que ficaram de fora da Ata por problemas de prazo ou outros: eles podem solicitar a chamada “carona” no processo licitatório de outro órgão, o que gera economia e aquisições em tempo reduzido. 
Já para as empresas, a maior vantagem é a possibilidade de fornecer para um número ilimitado de órgãos públicos, a mesma solução em até 100% do quantitativo registrado na ARP. Até mesmo as empresas que participaram da licitação mas não foram vencedoras poderão registrar seus produtos na Ata, bastando solicitar em tempo hábil ao órgão gerenciador o registro dos seus produtos nos mesmos valores da licitante vencedora. 
“O professor Uesley domina o tema e vai trazer muitas dicas para os fornecedores aprenderem a aproveitar as milhares de oportunidades que as Atas de Registro de Preços oferecem nas compras públicas, a Live é imperdível”, afirma o CEO Leonardo Ladeira.
 
 
SORTEIO – No final da Live, serão sorteados cinco (05) exemplares de um dos livros mais demandados do Professor Uesley: Súmulas dos Tribunais de Contas para Licitações & Contratos, que abrange as súmulas do Tribunal de Contas da União (TCU), dos tribunais de contas dos estados e dos municípios.