Live dia 18 vai mostrar que a economia nas aquisições governamentais não está relacionada apenas à questão financeira, mas à eficiência dos processos
 
A próxima Live da série CONEXÃO PORTAL, que será realizada na quinta-feira, dia 18, às 10 horas, vai debater um tema de grande interesse dos Entes compradores: “A Economicidade nas Compras Públicas”. 
O objetivo é mostrar a prefeituras e órgãos públicos a relação entre economicidade e a eficiência de processos nas compras governamentais, ou seja, que a economia nesse segmento não está relacionada apenas à questão financeira, aos gastos em si, mas a processos de aquisição mais eficientes, bem construídos e planejados. Quanto maior o uso de tecnologia, o conhecimento das normas do setor e da legislação atual e, ao mesmo tempo, quanto maior for o planejamento nas compras públicas, maior a economia – e, junto com ela, maiores os retornos positivos para a gestão geral dos recursos públicos dos entes compradores.
Importante destacar que Economicidade é um princípio constitucional relacionado à Administração Pública, expresso no artigo 70 da Constituição Federal de 1988 e que significa a obtenção do resultado esperado com o menor custo possível, mantendo a qualidade e buscando a celeridade na prestação do serviço ou no trato com os bens públicos. 
O qual anda junto com a Eficiência, outro princípio constitucional (artigo 37), que implementou um  modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação governamental, e que abrange a capacidade de otimização de um processo, a fim de se reduzir os custos e aprimorar a qualidade.
 
“Vamos trazer exemplos de economicidade nos processos licitatórios, falar do diferencial da participação do comércio local nas compras públicas e também da comparação entre processos eletrônicos e presenciais”, adianta o CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira.
 
Para fazer esse debate, ele convidou: 
 
Cassiano Vargas - Advogado , Coordenador Jurídico do Departamento de Compras e Licitações do Município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
 
Tiago Martinhuk - Procurador jurídico do Município de Papanduva/SC, especialista em licitações públicas e pós graduando em Direito Público. Já atuou também como Diretor de Suprimentos e Patrimônio do Município de São Bento do Sul e pregoeiro do Consórcio Intermunicipal Quiriri, ambos em Santa Catarina
 

LINK PARA INSCRIÇÃO NA LIVE: