Em Live nesta quarta (10), a diretora de Garantia da Berkley Brasil Seguros falará sobre as vantagens da modalidade para compradores e fornecedores do governo
 
 
A próxima edição do CONEXÃO PORTAL, a série de Lives do Portal de Compras Públicas que costuma acontecer nas quintas-feiras, nessa semana será realizada excepcionalmente na quarta, dia 10, às 10 horas, trazendo um tema de alto interesse para compradores (prefeituras municipais e órgãos públicos) e fornecedores – o Seguro Garantia nos processos de Licitação Pública.
O Seguro Garantia tem como objetivo assegurar o cumprimento integral de contratos privados, públicos ou de licitações nos prazos e custos previstos. No caso das compras governamentais, a responsabilidade pelo seu pagamento é do fornecedor, porém, é o comprador quem demanda a necessidade do Seguro Garantia – o qual, como indica o nome, é uma garantia de entrega do que está sendo comprado.
 
Para debater o tema, o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, traz uma convidada especial – a diretora de Garantia da Berkley Brasil Seguros, Carla Acras.
 
CARLA ACRAS é executiva da Berckley desde outubro de 2020, quando assumiu a diretoria de Seguros Garantia da empresa. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de seguros, é formada em Engenharia Química pelo Centro Universitário FEI, Pós-Graduada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Curso de Especialização em Administração para Graduados (CEAG) e tem MBA em Finanças pela Saint Paul e Moodys. Carla alinha sua trajetória profissional entre grandes seguradoras, sendo que nos últimos cinco anos atuou no quarto maior banco privado do país.
 
A Berkley é membro de um dos maiores grupos seguradores dos Estados Unidos e está no Brasil há 14 anos. Segundo Carla, o momento é positivo para o segmento no país pois, enquanto o mercado de seguros sofre com a pandemia, o Seguro Garantia teve uma redução de apenas 5% em 2020 em relação ao ano anterior e existe uma expectativa muito boa para os próximos anos, com os investimentos em infraestrutura. Alterações importantes na Lei de Licitações também chegam com a perspectiva de fortalecer o produto.
O CEO Leonardo Ladeira lembra que a contratação de um Seguro Garantia é uma das obrigações do processo licitatório especificadas na Lei 8.666/93, que busca garantir que a empresa vencedora da concorrência cumpra as obrigações do contrato. “É a opção mais utilizada nas licitações e envolve a emissão de uma apólice por seguradora devidamente registrada na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) garantindo que a empresa cumpra sua obrigação com o contratante, seja para garantia da proposta (Seguro Garantia Licitante), seja para assinatura do contrato, quando recebe o nome de Seguro Garantia de Execução ou de Performance”, detalha. “Vamos aprofundar o conhecimento sobre essa modalidade de seguro, suas vantagens e os cuidados que devem ser tomados por compradores e fornecedores para evitar prejuízos – um debate mais que necessário em tempos de crise econômica e pandemia como o atual”.
 
SORTEIO – No final da Live, serão sorteados 10 exemplares do pocket book da coleção Direito Público do Professor Jacoby sobre a Lei 8.666/1993, a principal legislação brasileira para licitações e contratos administrativos, já atualizada com o novo Decreto do Pregão Eletrônico (10.024/2019).
 
LINK PARA INSCRIÇÃO NA LIVE: