Portal e Sebrae-SP capacitaram 307 empresas de 142 municípios paulistas, finalizando a primeira etapa de mobilização da plataforma, lançada em agosto
 
A plataforma Compras Públicas SP, parceria do Portal de Compras Públicas com o Sebrae São Paulo, acaba de finalizar o primeiro ciclo de capacitação de Fornecedores de pequenos negócios do estado para atuar no setor. De 28 de setembro a 23 de outubro, foram capacitados 344 participantes, de 307 empresas sediadas em 142 municípios paulistas, envolvendo 33 escritórios regionais do Sebrae-SP, a Central de Atendimento do Portal e as equipes de treinamento de ambos os parceiros.
A Compras Públicas SP foi lançada em agosto com a finalidade de aproximar empreendedores de pequenos negócios do universo das compras governamentais. Exclusiva para São Paulo, a plataforma apresenta diferenciais como o rastreamento e disponibilização dos editais de compras de prefeituras paulistas e órgãos governamentais federais e estaduais para Microempreendedores Individuais (MEIs), Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e produtores rurais estabelecidos no estado. Os empreendedores cadastrados recebem avisos por e-mail e por notificação no celular de que há licitações disponíveis em sua região, por meio de um sistema de georreferenciamento. A plataforma pode ser acessada via o site e também pelo aplicativo ComprasPúblicasSP, que pode ser baixado gratuitamente via Google Play ou App Store. 
Os temas abordados nessa primeira etapa da capacitação foram os mesmos dos Compradores, porém, com o foco nos interesses e direitos dos Fornecedores.
Eles incluíram o aprendizado do funcionamento da plataforma Compras Públicas SP, o novo Decreto do pregão eletrônico (10.024/2019) e como ele impacta as aquisições das prefeituras e também a legislação que beneficia as micro e pequenas empresas nas licitações públicas, especialmente a Lei Complementar 147/2014 e o Decreto 47.437/2018.
A consultora de Compras Públicas do Sebrae-SP, Camila Patrício, destacou que nessas primeiras capacitações um ponto fundamental é começar a mostrar a esses fornecedores que eles têm as condições ideais para também participar desse atrativo mercado das compras governamentais, “conhecendo as regras, se preparando e começando a exercer seus direitos”, afirmou. Por isso, adianta ela, o foco do segundo momento das capacitações será nesse preparo dos empreendedores de pequenos negócios, abrangendo então temas como fluxo de caixa, capital de giro, planejamento e financiamento.
 
De acordo com o assessor de Relações Institucionais do Portal de Compras Públicas, Heitor Caldeira, a meta dos dois parceiros é atingir todos os 645 municípios do estado de São Paulo com as capacitações e sensibilizações - dos pequenos empreendedores, para que passem a entender de compras públicas e a se interessar em participar do segmento, e também dos compradores (prefeituras e órgãos públicos), para que passem a incluir esses pequenos negócios em suas aquisições. E tudo movimentando as economias locais e regionais. “Em 2021, logo em janeiro, vamos mobilizar os novos gestores que agora serão eleitos e produzir mais uma série de ciclos de capacitação, tanto de compradores quando de fornecedores, até atingir todos os municípios paulistas”, adiantou. “Estamos agora num momento de construção de parcerias com as empresas de softwares públicos de gestão no estado, as chamadas ERPs (Enterprise Resource Planning), para incentivar a integração de várias prefeituras paulistas no ano que vem”.
Assim como o Portal de Compras Públicas, a Compras Públicas SP também oferece ferramentas e soluções para a integração direta de sua plataforma com as empresas que administram os sistemas internos de gestão das prefeituras, as ERPs - daí a importância dessas parcerias. Elas permitem aos pregoeiros fazer a migração, de forma digital, de centenas ou milhares de informações dos processos de pregão eletrônico para a plataforma, tornando cada vez mais rápidos os certames, evitando erros do preenchimento manual e garantindo segurança aos dados digitados. Além de também reduzir ou até abolir o uso de papel.
 
Capacitação dos Compradores 
A Compras Públicas SP também já realizou o primeiro ciclo de capacitação dos Compradores paulistas, de 09 a 25 de setembro. Elas atingiram 456 gestores e funcionários do setor de compras de 173 municípios - entre prefeitos, secretários, servidores, pregoeiros e até procuradores municipais. Assim como as capacitações dos Fornecedores, todas foram realizadas via plataformas digitais, respeitando o isolamento requerido pela pandemia do Covid-19, e envolveram 26 escritórios regionais do Sebrae-SP, além da Central de Atendimento do Portal e equipes de treinamento de ambos os parceiros.