Podcast detalha com gestores do projeto como nasceu e como será efetivada junto aos municípios do estado de São Paulo a nova plataforma Compras Públicas SP
 
 
 
 
O episódio do Podcast COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA dessa semana traz entrevista especial com alguns dos gestores da mais nova parceria do Portal de Compras Públicas, anunciada nesta quarta-feira (12) com o Sebrae-SP. É a plataforma COMPRAS PÚBLICAS SP (www.compraspublicassp.com.br), que vai rastrear e disponibilizar editais de compras de prefeituras paulistas e órgãos governamentais federais e estaduais para os Microempreendedores Individuais (MEIs), Micro e Pequenas Empresas (MPEs), cooperativas e produtores rurais estabelecidos no estado de São Paulo cadastrados. O objetivo é incentivar os pequenos empreendedores a participar cada vez mais das compras governamentais e aproveitar esse enorme nicho de mercado para ampliar suas possibilidades de faturamento. As compras públicas movimentam atualmente uma fatia de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil, que alcançou R$ 7,3 trilhões em 2019 (dados do Ministério da Economia).
Para nos contar como surgiu a ideia desse projeto e como ele será desenvolvido junto aos mais de 640 municípios de São Paulo, o COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA conversou com a Consultora de Compras Públicas do Sebrae-SP, Camila Patrício, o CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira, e o assessor de Relações Institucionais do Portal, Heitor Caldeira.
 
O Podcast do Portal é quinzenal pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E APPLE PODCASTS/iTUNES.
 
A COMPRAS PÚBLICAS SP é uma plataforma exclusiva para o estado de São Paulo e pode ser acessada via o site e também pelo aplicativo ComprasPúblicasSP, desenvolvido pelo Portal para o Sebrae-SP e que pode ser baixado gratuitamente via Google Play ou App Store. Os empreendedores cadastrados receberão avisos por e-mail e notificação no celular de que há licitações disponíveis em sua região, por meio de um sistema de georreferenciamento.
A inscrição na plataforma e o acesso aos editais são gratuitos. Os compradores, como as prefeituras municipais, terão uma área específica para a inserção de editais, com campos que facilitam a identificação do produto ou serviço a ser adquirido e demais informações necessárias. O ambiente virtual também estará disponível para realização de eventos e capacitações sobre compras governamentais.
O CEO Leonardo Ladeira destaca ainda que há vários instrumentos legais que garantem a integração dos pequenos negócios nas compras públicas e a nova plataforma está totalmente preparada para aplicá-los. “Os governos precisam e compram de tudo, inclusive serviços e pequenas aquisições. São milhares de oportunidades abertas todos os dias, no país todo e para empresas de todos os tamanhos, as compras públicas são um excelente nicho de mercado e com a COMPRAS PÚBLICAS SP queremos viabilizar que cada vez mais pequenos empreendedores passem a fazer parte dele”.
 
PARA OUVIR O EPISÓDIO, CLIQUE NA PLATAFORMA DE SUA PREFERÊNCIA: