Podcast da semana mostra como as soluções de integração da plataforma com os sistemas de gestão das prefeituras vem agilizando os pregões municipais em todo país
 
 
O segundo episódio do Podcast do Portal de Compras Públicas - o COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA – trata da ampliação das parcerias da plataforma com as empresas de ERP (Enterprise Resource Planning), especializadas em sistemas de gestão integrados, em todo país. Elas vêm conquistando cada vez mais prefeituras, em diferentes regiões, dentre as 900 da base atual de clientes. 
O Podcast do Portal pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E PODCASTS ITUNES.  
 
No pregão eletrônico, principal produto do Portal, a integração com os sistemas de gestão das prefeituras auxilia o gestor a fazer a migração de todos os dados dos processos, de forma eletrônica, para o sistema da plataforma. Isso inclui, além de toda a documentação de cada concorrente, também todos os produtos ou serviços demandados em cada processo de aquisição, que podem chegar a centenas, às vezes milhares de itens. Sem a integração com as empresas de ERPs que o Portal oferece, essa operação precisa ser digitada manualmente, item a item e a cada fase do pregão, e, em seguida, ainda repetida ao se registrar os mesmos dados na plataforma.
“Nós desenvolvemos ferramentas e soluções que se adaptam aos diferentes sistemas de cada ERP, permitindo que alimentem digitalmente as planilhas das prefeituras e, simultaneamente, já enviá-las para a plataforma do Portal, onde serão realizados os pregões”, detalha o CEO do Portal, Leonardo Ladeira. Não é mais necessário digitar e redigitar tudo, o que levava dias e às vezes semanas, conforme o volume do pregão, e o resultado é maior agilidade ainda ao processo, além de mais segurança. 
“Fora o grande tempo exigido nessa tarefa, ao digitar manualmente centenas ou milhares de itens e mesmo todos os documentos dos vários fornecedores concorrentes, qualquer número errado gera problemas em série e pode até mesmo invalidar um pregão. Sem falar na vulnerabilidade a que ficam expostas tantas informações sigilosas por lei”, alerta. Com o sistema das ERPs integrado ao do Portal, fica tudo registrado em nuvem, a tecnologia que permite ao usuário de internet guardar dados em um servidor online, no ambiente seguro garantido pelas ferramentas da plataforma.
Pregoeiros municipais de variadas regiões, que antes tinham que comandar esse processo manual, agora testemunham as vantagens de mais esse benefício do Portal. 
 
Acompanhe neste episódio do COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA o que dizem:
Sandra Vasconcelos Martins, pregoeira de Alfredo Marcondes, em São Paulo, primeiro município do estado a adotar a integração, em abril; 
André Luiz Alves dos Santos, pregoeiro de Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, opera com os sistemas integrados desde 2019; e
Tiago Martinhuk, diretor de Suprimentos e Patrimônio da Prefeitura de São Bento do Sul, em Santa Catarina, integrado no Portal desde 2017.
 
PARA OUVIR O EPISÓDIO, CLIQUE NA PLATAFORMA DE SUA PREFERÊNCIA: