Projeto, em parceria com Prefeituras e Associações Comerciais, está começando pelo Rio Grande do Sul e podcast mostra experiência de Sapucaia do Sul e Rio Pardo
 
 
O novo episódio do COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA, que entrou no ar nesta terça (1º), aborda o lançamento do Projeto Venda Mais, que o Portal de Compras Públicas está iniciando em parceria com Prefeituras e Associações Comerciais, a fim de estimular que as aquisições municipais passem a incluir também os pequenos empreendedores da região. 
O objetivo do Portal com o Venda Mais é que, unidos - a plataforma, as gestões municipais e os fornecedores – passem a trabalhar pelo crescimento sustentável local, aliando empreendedorismo e empregabilidade e transformando a história de milhões de negócios por todo o país.
O projeto está começando pelo Rio Grande do Sul e dois municípios gaúchos – Rio Pardo e Sapucaia do Sul - foram os pioneiros a aderir a essa parceria.
No podcast, o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, apresenta o que é e como vai funcionar o Venda Mais e representantes dos dois municípios contam como estão os primeiros preparativos para a largada do projeto, as expectativas de cada cidade sobre os resultados e a importância dessa iniciativa para a economia local.
 
O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA é quinzenal e pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E APPLE PODCASTS/iTUNES.
 

OS CONVIDADOS DO PODCAST SÃO:
 
 
Volmir Rodrigues - Prefeito do município de Sapucaia do Sul, no RS
 
Helen Marimon Barbieri - Secretária de Fazenda de Rio Pardo, RS
 
 
Segundo o CEO Leonardo Ladeira, o projeto Venda Mais tem duas metas conjuntas:
 
 1)  incentivar os pequenos empreendedores a vender para os governos, a fim de que também possam aproveitar as centenas de milhares de oportunidades desse enorme nicho de mercado que são as compras públicas;
 2) ao mesmo tempo, sensibilizar os Entes Públicos sobre a importância de incluir os fornecedores locais em suas aquisições, para gerar negócios e empregos no próprio município, fortalecendo a economia local e regional.
 
Ladeira destaca que as compras públicas representam uma fatia em torno de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que significou mais de R$ 900 bilhões somente em 2019, segundo o Ministério da Economia. “É um mercado que não pode ser desconsiderado por empresas de nenhum porte - assim como os municípios não podem deixar de aproveitar o potencial de seus pequenos negócios, viabilizando um novo incremento ao desenvolvimento da economia local e regional”, aponta.
 
Dados do Sebrae indicam que as micro e pequenas empresas (MPE) representam hoje 99% dos 6,4 milhões de estabelecimentos empresariais do país, respondendo por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado. E elas já movimentam também quase dois terços dos processos licitatórios vencidos na plataforma do Portal, informa o CEO.
“Nós queremos fazer a ponte entre essas duas pontas da economia, mostrando aos pequenos que as compras públicas também representam negócios para eles. Depois dessa largada no Rio Grande do Sul, a ideia é levar o Venda Mais para o país inteiro, já estamos na primeira fase de ampliação e oferecemos capacitação aos municípios e fornecedores interessados de forma totalmente gratuita,  é só solicitar ao Portal”, anuncia Leonardo Ladeira.
 

PARA OUVIR O EPISÓDIO ATUAL, CLIQUE NA PLATAFORMA DE SUA PREFERÊNCIA: