Podcast do Portal entrevista Eduardo Guimarães, autor de conhecido manual sobre o tema, e mostra como o planejamento virou princípio fundamental nessa legislação

O novo episódio do COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA traz mais uma entrevista sobre as mudanças geradas pela Nova Lei de Licitações, a 14.133/2021 – dessa vez, para tratar do Planejamento desses certames públicos, que agora faz parte de um conjunto de princípios fundamentais que passarão a orientar a aplicação da nova legislação pelos Entes públicos. O entrevistado é o professor e especialista em Licitações e Contratos Eduardo Guimarães, autor do Manual do Planejamento das Licitações Públicas.
O Planejamento das licitações é cada vez mais valorizado nas normas das compras públicas e a Lei 14.133/2021 reforçou a necessidade de mais esse cuidado com o dinheiro público.
Para ajudar seus clientes e o público do setor a entender e aplicar as novas normas envolvendo o Planejamento, o podcast do Portal vai detalhar o que a Nova Lei mudou nesse aspecto, quais os instrumentos que está introduzindo para isso e como as prefeituras podem se preparar para cumprir todas essas exigências - especialmente nos municípios de pequeno porte.
 
• O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA é quinzenal e pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E APPLE PODCASTS/iTUNES.
 
Um dos instrumentos auxiliares do Planejamento é o Plano Anual de Contratações – PAC, que é o documento que consolida todas as compras e contratações que o órgão ou entidade pretende realizar ou prorrogar no ano seguinte e contempla bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação. 
Outro é o Estudo Técnico Preliminar (ETP), que integra a fase de planejamento das contratações públicas e tem o objetivo de demonstrar a real necessidade da contratação, analisar a viabilidade técnica de implementá-la, bem como instruir o arcabouço básico para a elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico.
 
Para detalhar e aprofundar o tema, dando dicas preciosas aos Compradores da plataforma, o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, convidou o especialista:
 
• EDUARDO GUIMARÃES - Professor e palestrante na área de gestão pública.
 
Eduardo Guimarães é servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) desde 1999 e Conselheiro da Rede Latino Americana de Abastecimento.  
Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), bacharel em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor especializado em Licitações e Contratos e autor do livro “Manual de Planejamento das Licitações Públicas”, pela editora Juruá.
 
O Manual fornece o passo a passo do planejamento interno da licitação, desde a definição do objeto da aquisição, quantidades e forma até a estimativa de preços, disponibilidade orçamentária e elaboração do edital.
Para o professor Eduardo Guimarães, a adoção de um planejamento consistente maximiza a eficiência dos processos de contratação e afasta a má gestão dos recursos públicos, possibilitando, consequentemente, que a Administração Pública disponibilize serviços de maior qualidade à sociedade.
 
“A questão do Planejamento em compras públicas é muito cara ao Portal, que vem defendendo esse cuidado em praticamente todas as Lives e Podcast que produziu durante o período de pandemia, desde junho de 2020”, reforçou o CEO Leonardo Ladeira. “Esse episódio do podcast será muito útil para as prefeituras constatarem o quão importante é a fase do planejar os seus certames e o quanto de economia e segurança isso pode trazer ao município. Não percam!”.
 

PARA OUVIR O EPISÓDIO ATUAL, CLIQUE NA PLATAFORMA DE SUA PREFERÊNCIA: