Com pregão eletrônico, Consórcio gaúcho de saúde também montou laboratório de testes do Covid-19 para os 43 municípios associados e agora busca a vacina
 
O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA, podcast do Portal de Compras Públicas, conta nesse novo episódio o case de sucesso do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (CISA Ijuí), que reúne 43 municípios atualmente e também atende outros 39 de dois consórcios de regiões vizinhas. 
Usuário da plataforma desde 2006, o CISA IJUÍ foi o primeiro consórcio intermunicipal a se tornar cliente do Portal, há mais de cinco anos, sendo famoso pelo grande volume de seus processos, que chegam a alcançar mais de 2 mil itens muitas vezes. A pandemia do Covid-19 acentuou ainda mais esse perfil e desde março de 2020 o Consórcio vem apostando especialmente em Atas de Registro de Preços para comprar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - como máscaras cirúrgicas, protetores faciais, toucas hospitalares, álcool gel e líquido e testes para diagnóstico do Covid-19 -, medicamentos, agulhas e seringas. 
Sempre utilizando o pregão eletrônico via a plataforma do Portal, o Consórcio está obtendo uma economia média de 40 a 60% nas aquisições.
 
• O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA é quinzenal e pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E APPLE PODCASTS/iTUNES.

Mas o CISA Ijuí foi além, envolveu a comunidade e investiu na aquisição de um equipamento para o laboratório da Universidade Fidene/Unijuí, que desde setembro acelerou a entrega de resultados da testagem de exames para o coronavírus aos 43 municípios consorciados. Totalmente automatizado, o equipamento custou cerca de R$ 180 mil e é usado na extração e purificação do DNA/RNA, permitindo ao laboratório da universidade aumentar sua capacidade para até 100 testes diários. A máquina atua na primeira parte dos exames de RT-PCR (os que detectam a presença do vírus no organismo ), fazendo a extração do material genético viral da amostra do paciente. E pode agilizar em três a quatro vezes o processo de extração, com os resultados entre 24 e 48 horas.
 
Para nos contar sobre essa parceria de sucesso e novas aquisições importantes que estão sendo feitas nesse momento pelo consórcio – inclusive a busca por vacinas contra o Covid-19, a convidada do CEO do Portal, Leonardo Ladeira, para o Podcast é:
 
• Maria Elizabete Bueno Rolim – Diretora Executiva do CISA IJUÍ.
Elizabete Rolim atua no CISA IJUÍ desde 2006, onde gerencia processos licitatórios de compras de medicamentos e também de consultas e procedimentos para os municípios conveniados. É bacharel em Nutrição e especialista em Saúde Pública. Também responsável pelo processamento e gerenciamento executivo de planos de saneamento básico e de resíduos sólidos, representa o Consórcio nos Comitês Regionais de Saúde. Ainda, é Secretária executiva da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP).
 
“Agora estamos trabalhando intensivamente para adquirir as vacinas contra o Covid-19, em conjunto com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e o AGCONP”, anuncia Elizabete. “Porém, sem deixar de investir no tratamento da doença: finalizaremos nos próximos dias os editais de um pregão de R$ 22 milhões para a compra de medicamentos para o Covid19 e outro para aquisição de 100 equipamentos de alto fluxo nasal para a oxigenação de adultos – terapia que busca evitar a intubação dos pacientes na UTI”.
 
Para o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, todas essas medidas – e seus ótimos resultados – mostram que são inegáveis as vantagens das compras públicas compartilhadas associadas à tecnologia do pregão eletrônico em plataformas digitais. “É um caminho sem volta, que favorece a conexão com fornecedores de todas as regiões do país, foi fundamental para não paralisar as aquisições durante a pandemia, especialmente as emergenciais, e ainda traz o benefício de grande economia aos recursos públicos dos municípios. Por exemplos como esse que o Portal tem orgulho em levar suas soluções para mais de 1.500 prefeituras atualmente”.
 
PARA OUVIR O EPISÓDIO ATUAL, CLIQUE NA PLATAFORMA DE SUA PREFERÊNCIA: