Objetivo é sensibilizar municípios e empreendedores para a inclusão dos pequenos negócios nas compras das prefeituras e capacitá-los para o pregão eletrônico
 
O novo episódio do COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA, o Podcast do Portal de Compras Públicas, já está no ar e com um anúncio muito especial – a confirmação da parceria recém firmada entre a plataforma e o SEBRAE Paraná, para a inclusão dos pequenos negócios do estado no universo das compras governamentais. 
É a terceira parceria do Portal nesse sentido: em 2020, os SEBRAES do Pará e de São Paulo também iniciaram trabalho semelhante com a plataforma.
Segundo o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, a grande meta desse trabalho conjunto é incentivar os pequenos empreendedores a vender para os governos, a fim de que também possam aproveitar as centenas de milhares de oportunidades desse enorme nicho de mercado. “Para isso, o Portal vai reforçar o trabalho do SEBRAE Paraná na sensibilização dos municípios e empresários do estado, além de proporcionar um calendário de capacitação permanente e orientação jurídica sobre licitação e contratos públicos a ambos, compradores e fornecedores, durante um período de 48 meses, que podem ser renovados”, revela.
Ladeira destaca que as compras públicas representam uma fatia em torno de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que significou mais de R$ 900 bilhões somente em 2019, segundo o Ministério da Economia. “É um mercado que não pode ser desconsiderado por empresas de nenhum porte - assim como os municípios não podem deixar de aproveitar o potencial de seus pequenos negócios, viabilizando um novo incremento ao desenvolvimento da economia local e regional”, aponta.
Um dos instrumentos da parceria será a integração dos dados do Portal de Compras Públicas com as informações internas do SEBRAE/PR, também utilizando o canal de vendas já existente para os fornecedores - o SEBRAEPLACE. “Vamos complementar os esforços da entidade com dados dos processos licitatórios e permitir condições facilitadas de acesso aos fornecedores do estado”, adianta o CEO.
 
Para anunciar e detalhar melhor como será a parceria, a convidada desse Podcast é a Coordenadora Estadual de Acesso a Mercados Institucionais do SEBRAE Paraná, Juliana Schvenger.
Juliana é analista de negócios do SEBRAE-PR há 15 anos, em nove dos quais atuou como coordenadora da área de atendimento de abertura de empresas (Central Fácil). Atualmente, é a responsável pela estratégia para melhoria do ambiente de negócios no Paraná no tema de compras públicas.
 
• O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA é quinzenal e pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E APPLE PODCASTS/iTUNES.
 
 
A PARCERIA
 
O CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira, chama a atenção para o fato de que menos de 300 mil, dos mais de 20 milhões de CNPJs registrados como ativos no Brasil, atuam no segmento. E reforça que as Pequenas e Micro Empresas contam com um leque significativo de benefícios nas licitações - como uma cota reservada de até 25% para participação nos pregões, determinada pela Lei Complementar 147/2014 a fim de garantir ampla competição com as empresas maiores, e o tratamento diferenciado nas contratações públicas de bens, serviços e obras da administração pública federal, determinado pelo Decreto 8.538/2015.
 
A Coordenadora Estadual de Acesso a Mercados Institucionais do SEBRAE Paraná, Juliana Schvenger, acrescenta ainda os diferenciais previstos pela Lei Complementar (LC) 123, que estabelece as normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 
“Essa parceria com o Portal vem para incrementar um programa que iniciamos em 2014, o Compra Paraná, visando a fomentar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas municipais. Queremos dinamizar ao máximo as ações previstas no capitulo da LC 123 que dispõe sobre o acesso do segmento a mercados, viabilizando oportunidades concretas que as prefeituras oferecem em suas aquisições”, afirma. “Vamos apresentar o Portal e suas ferramentas e soluções - especialmente as que envolvem o pregão eletrônico – como um serviço de qualidade, que já conhecemos e atestamos, para a gestão dos processos de compras municipais na relação com os pequenos empreendedores e também para as próprias pequenas empresas”.
O Paraná tem 399 municípios e cerca de 1,5 milhão de pequenos negócios, incluindo os produtores rurais. De acordo com Juliana Schvenger, a parceria com o Portal vai iniciar pelos 120 municípios paranaenses que já fazem parte do programa Cidade Empreendedora do SEBRAE. A expectativa, afirma a coordenadora, é agregar principalmente a captação de dados da plataforma, que permite monitorar o comportamento dessas oportunidades em todo o estado do Paraná.
 
 
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