Podcast traz iniciativas conjuntas nos estados para incluir pequenas empresas nas licitações públicas, impulsionadas pela abrangência nacional do pregão eletrônico
 
 
O novo episódio do COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA, o Podcast do Portal de Compras Públicas, traz as análises de quatro especialistas do SEBRAE de diferentes regiões sobre a importância da inclusão dos pequenos negócios no universo das compras governamentais – tanto para os empreendedores quanto para as economias locais e regionais.
O tema é destaque nas iniciativas do Portal, que no ano passado firmou parcerias com o SEBRAE no Pará e em São Paulo nesse sentido e agora já prepara novas cooperações para 2021 com a entidade - no Paraná, por exemplo. 
 
 
  • O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA é quinzenal e pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E APPLE PODCASTS/iTUNES.
 
O CEO do Portal, Leonardo Ladeira, destaca que as parcerias da plataforma com o SEBRAE materializam atuações complementares das duas entidades, como a capacitação das equipes de compras das Prefeituras, o suporte aos pequenos fornecedores e à sala do empreendedor e a realização periódica de webinares sobre as principais novidades, legislações e debates do setor. O objetivo é promover a popularização da participação de empresas de menor porte nas licitações e, ao mesmo tempo, incentivar um aumento da disputa nos pregões, o que traz, em consequência, maior economicidade aos processos. 
“Agora que os processos eletrônicos se tornaram obrigatórios para as verbas de transferência voluntária da União, conforme o Decreto 10.024/2019, é importante entender que essa modalidade deve se ampliar pelo país - e aprender a lidar o mais rápido possível com essa mecânica de atuação é fundamental para as empresas”, aponta ele. “O que muda é exatamente a abrangência do processo eletrônico. Como isso ainda é uma novidade para muitos dos mais de 5 mil 500 municípios brasileiros, atuamos em conjunto com o SEBRAE em duas frentes: na primeira, orientando os gestores públicos sobre como proceder para garantir os espaços previstos em lei para as Pequenas e Micro Empresas (PMEs) nas licitações, e, na segunda, capacitando os empresários a entender essa nova forma de atuação, que tem regras próprias e rito definido e acaba sendo um processo muito diferente da venda para o mercado em geral”.
Ladeira afirma que a parceria para fomentar a compra pública para o pequeno é um sucesso e um orgulho para o Portal – onde as micro e pequenas empresas já vencem dois terços das licitações realizadas na plataforma.
 
O CEO convidou para abordar o tema no Podcast:
 
1) Silas Santiago - Gerente da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE Nacional.
É auditor-fiscal da Receita Federal e foi Secretário Executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional  de 2007 a 2019.  Liderou a implantação do Simples Nacional e do Microempreededor Individual (MEI) no Governo Federal.
 
2) Rubens Magno – Diretor-Superintendente do SEBRAE no Pará.
Empresário, é diretor da Associação Comercial do Pará (ACP) e da Belém Convention & Visitors Bureau. Já presidiu a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil no estado (ADVB-PA) e foi professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Belém.
 
3)   Beatriz Gusmão Sanches Pereira – Responsável pela área de Políticas Públicas e Relações Institucionais do SEBRAE em São Paulo.
Atua na melhoria do ambiente de negócios e desburocratização, inclusão produtiva, nos programas de Consórcios e Fale Prefeit@, compras públicas governamentais, cooperativismo, inovação na gestão pública e desenvolvimento econômico territorial. Foi diretora de Relações Institucionais da Grow Mobility, em São Paulo, e diretora de Inovação e Investimentos da SP Negócios. 
 
4) Juliana Maria Schvenger – Consultora estadual de Acesso a Mercados Institucionais do SEBRAE no Paraná.
Analista de negócios do SEBRAE-PR há 15 anos, em nove dos quais atuou como coordenadora da área de atendimento de abertura de empresas (Central Fácil). Atualmente, é coordenadora estadual de Acesso a Mercados Institucionais e responsável pela estratégia para melhoria do ambiente de negócios no Paraná no tema de compras públicas.
 
 Para Ladeira, um dos maiores desafios do Portal é levar o conhecimento sobre compras governamentais para a população – e o Podcast COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA seguirá nesse foco em 2021. “Queremos mostrar que participar de processos licitatórios é mais fácil do que se imagina e que eles são uma possibilidade real de negócios para qualquer empresa que se interesse no segmento. Aproveite e veja o que nos ensinam nossos convidados desse episódio!”, convida.