Importantes consórcios intermunicipais de Minas Gerais contam como as compras públicas compartilhadas realizadas via o Portal estão fazendo a diferença para os municípios associados
 
 
Fazer as compras governamentais em conjunto, via a associação em Consórcios Intermunicipais, pode ser um grande diferencial para os municípios e também as regiões em que estão localizados. O Portal de Compras Públicas tem ferramentas especiais que trazem economia, grande agilidade e ganhos de eficiência à execução e também à gestão das aquisições públicas pelos Consórcios Intermunicipais - e elas estão ajudando duas importantes associações de Minas Gerais na promoção do desenvolvimento da região norte do estado. É o que vai mostrar o novo episódio do Podcast do Portal, o COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA, que já está no ar com o tema “Parcerias com CIMANS e CODANORTE incentivam desenvolvimento regional em Minas”.
O CEO do Portal, Leonardo Ladeira, convidou o Secretário-executivo do CIMAMS (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene), Luiz Lôbo, e o Secretário-executivo do CODANORTE (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas), Enilson Francisco dos Santos, para conversar sobre os benefícios e vantagens que fazer as compras públicas via o Portal estão trazendo aos associados e à própria região.
 
O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA é quinzenal e pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E APPLE PODCASTS/iTUNES.
 
Confira um resumo dos benefícios que ambos os Consórcios apontam em trabalhar com o Portal:
 
* O CIMAMS atende 93 municípios, com populações entre 7 mil e 450 mil habitantes, e é cliente do Portal desde 2019.
“Até 2019 só fazíamos pregões presenciais mas, com o Decreto 10.124/2019, migramos para o pregão eletrônico com o Portal de Compras Públicas e as vantagens são indiscutíveis. Para começar, o atendimento rápido da plataforma, é online mesmo e isso faz a diferença, não precisamos ligar para um serviço 0800 e esperar 24 horas por respostas que, para nós, são urgentes. A acessibilidade do sistema da plataforma, sua adequação à legislação e normas vigentes e a praticidade das ferramentas e soluções formam uma excelente combinação para o consórcio. E o Portal ainda oferece cursos e treinamentos de atualização para os pregoeiros, fizemos os mais recentes. Outro diferencial para o consórcio é a Ata de Registro de Preços com as ferramentas desenvolvidas pelo Portal. Isso nos ajudou numa conquista importante: o Governo de Minas Gerais aderiu em julho à Ata do CIMANS para aquisição de 11 ambulâncias, foi um reconhecimento do nosso crescimento, não só no âmbito regional, mas também no estadual. O instrumento permite fazer as adesões já na origem, o que confere maior transparência aos processos de aquisição e, com as soluções do Portal, facilita o envio direto para o Ministério Público local. Excelentes reduções no preço das aquisições, pelo acesso ao grande número e variedade de fornecedores cadastrados no Portal, também estão entre os benefícios do consórcio nessa parceria. Só no primeiro semestre de 2020, coseguimos comprar material de expediente com preços 55% menores que os de referência e uniformes escolares por 45% menos”.
Cláudio Márcio de Jesus – Assessor Jurídico de Licitações do CIMAMS
 
 
* O CODANORTE atende 60 municípios, com populações entre 3mil e 50 mil habitantes, e é cliente do Portal desde o início de 2020.
“Antes de começar a trabalhar com o Portal de Compras Públicas, só fazíamos pregões presenciais. Agora, realizando licitações via pregão eletrônico na plataforma, constatamos na prática vantagens como a disponibilização do processo para um maior número de licitantes, a verificação dos documentos somente do vencedor, a possibilidade de se instigar o licitante a ofertar um menor valor e, especialmente, a economicidade que tudo isso traz às compras públicas municipais. Comprando em pregões eletrônicos via o Portal, estamos obtendo preços de 5 a 40% menores que os valores de referência. Uma licitação recente para aquisição de gêneros alimentícios, materiais de limpeza e aquisição de materiais médicos comprovou todas essas vantagens, inclusive a redução nos preços. Além da importância de a plataforma ter atraído à competição um grande número de fornecedores participantes – tanto locais e regionais como também de outros estados. E o Portal ainda nos oferece ferramentas de integração com os sistemas de gestão internos (ERPs) da prefeitura, Atas de Registro de Preços e até pregões internacionais, que não utilizamos no momento mas temos interesse”.
Enilson Francisco dos Santos – Secretário-executivo
 
 
PARA OUVIR O EPISÓDIO, CLIQUE NA PLATAFORMA DE SUA PREFERÊNCIA: