Promovido pelo FAMEP com o Governo do estado e Associações e Consórcios Regionais, o Seminário reuniu cerca de 200 participantes entre os dias 10 e 13

O CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira, participou em Belém, no Pará, do Seminário Novos Gestores 2021/2024, promovido pelo Governo do estado juntamente com a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e as Associações e Consórcios Regionais. O evento, que começou no dia 10 e encerrou domingo, 13, teve como objetivo compartilhar com os gestores municipais que irão tomar posse no início do ano as estratégias de desenvolvimento em diversas áreas de atuação, como Segurança Pública, desenvolvimento econômico e sustentável das cidades, assistência social, educação, cidadania e saúde pública.

Exclusivo para Prefeitos e Prefeitas eleitos em 2020, o Seminário foi presencial, com testagem dos convidados e todos os cuidados relativos à prevenção do Covid-19, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Decreto 97.653/2020, que determina o número de 200 pessoas por evento.

O presidente da FAMEP e prefeito de Piçarra, Wagne Machado, reafirmou a importância de subsidiar os prefeitos com informações e ferramentas de gestão. Segundo ele, o Seminário dá aos prefeitos a oportunidade de acompanhar palestras fundamentais em áreas que os auxiliarão na realização de um mandato equilibrado. “Um apoio importante para enfrentarem os próximos quatro anos sabendo dos desafios e do que oferecem as parcerias, principalmente, com Governo do Pará, Federação dos Municípios e União”, pontuou. 

Maior plataforma independente de pregão eletrônico do país, o Portal de Compras Públicas já é utilizado por quase 100 das 144 prefeituras do Pará, por meio de um convênio de fomento de adesão ao pregão eletrônico firmado com a FAMEP. Já no segundo ano, o FAMEP COMPRAS vem promovendo várias ações de treinamento e capacitação dos gestores, pregoeiros e pessoal de compras dos municípios paraenses.
Em função disso, o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, focou sua palestra no Seminário Novos Gestores 2021/2024 nas funcionalidades e diferenciais da plataforma, especialmente no tocante ao pregão eletrônico (compras públicas via plataformas digitais) - que é obrigatório desde junho para todos os municípios do país que utilizam as transferências voluntárias da União na aquisição de bens e contratação de serviços comuns, incluindo serviços comuns de engenharia, de acordo com o Decreto 10.024/2019. Essa é a principal fonte de recursos para mais de 90% dos 5.570 municípios brasileiros, aponta Ladeira, e grande parte deles ainda não preparou sua estrutura de compras para atuar na nova modalidade.
 
“A mudança das compras públicas em pregões presenciais para os eletrônicos, em plataformas digitais na internet, é algo que veio para ficar, como toda a tecnologia que transformou o mundo e a nossa maneira de fazer as coisas nos últimos anos – o que ficou bastante evidenciado agora, durante a pandemia do Covid-19”, afirmou Ladeira. “Foi essa tecnologia que permitiu que as compras governamentais não fossem paralisadas durante o isolamento exigido pela pandemia, substituindo os pregões presenciais, que geram aglomerações e risco de contágio. O Seminário Novos Gestores 2021/2024 foi um importante canal de disseminação desses benefícios, ajudando a informar e preparar quem chega para administrar os municípios também sobre essa nova realidade nas compras públicas. A FAMEP está de parabéns pela iniciativa”.