Matéria registra parceria da entidade e plataforma com a FAMEP e o TCM/PA para promover rede de apoio a empreendedores locais na pandemia do Covid-19
 
A Agência de Notícias do Sebrae destacou em matéria nacional o Encontro Estadual de Compras Públicas, que o Portal de Compras Públicas e a entidade realizam dia 16 no Pará em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA). O objetivo é o apoio aos pequenos negócios durante a pandemia da Covid-19 e na retomada das atividades econômicas. O evento será por webinar, respeitando o isolamento da pandemia.
As quatro entidades se uniram para promover o Encontro, com foco em desenvolver políticas públicas que viabilizem uma rede de apoio aos pequenos empreendedores paraenses, abrindo oportunidades de negócios para o segmento nas compras municipais.
A Agência Sebrae destacou que a expectativa é de que o Encontro reúna um público de cerca de 1.500 participantes, dos 144 municípios do estado, entre prefeitos, membros dos departamentos jurídicos, comissões permanentes de licitação, secretarias municipais e setor de compras das prefeituras, bem como empreendedores de todas as regiões. O evento será moderado pelo diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, e terá quatro palestras de especialistas das entidades organizadoras, realizadas das 9 às 11 horas. 
A matéria ressalta ainda que o Portal é a maior plataforma independente de pregão eletrônico do país e integra a iniciativa por promover a capacitação de municípios e fornecedores. Já utilizada por mais de 45% dos municípios do Pará, a plataforma deu início em abril a um ciclo de capacitação via lives no estado, em parceria com o Sebrae Pará e Famep. O principal foco dos cursos e treinamentos é o Decreto 10.024/2019, que tornou o pregão eletrônico obrigatório a partir de 1º de junho para todos os municípios do país que utilizarem as transferências voluntárias da União em suas compras. 
“O Decreto 10.024 traz muitas exigências e mudanças na forma das prefeituras realizarem as compras públicas. A adaptação a essa nova realidade é uma ótima oportunidade para elas passarem a incluir os pequenos fornecedores locais e regionais em suas licitações”, pondera o CEO do Portal, Leonardo Ladeira. 
 
CONFIRA A ÍNTEGRA DA MATÉRIA:
AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS: Retomada da economia para os pequenos negócios é tema de Encontro