Perguntas Frequentes
Para garantir os dados básicos, a empresa deverá proceder o preenchimento do cadastro de adesão (menu Adesão, Fornecedor - Como Fazer?), mas não será necessário o envio dos documentos de homologação, nem o ressarcimento da taxa de uso do sistema.
Uma vez preenchido o formulário, o fornecedor receberá via e-mail os dados de acesso, com eles deverá logar no Portal de Compras PúblicasCompras e será exibido no menu lateral esquerdo a opção Pregões.
Neste menu, poderá localizar o processo, deverá fazer o download do edital e serão exibidos os ícones de impugnação e solicitação de esclarecimento de dúvidas.
Claro, se quiser participar do processo em suas fases de disputa, deverá proceder com os demais passos de homologação e liberação de acesso.
Para ter acesso à ata clique em “Consulta de processo”, na página inicial, e utilize os filtros para localizar o pregão que deseja consultar. Na coluna “Ações”, clique em “Atas, Temos e Documentos” para fazer o download do arquivo.
Caso esteja logado no sistema (acessando com usuário e senha), acesse o menu a sua esquerda, clique em “Atas, Termos e Documentos” e localize o pregão. Na coluna de ações clique no ícone "Visualizar Atas" e faça o download do arquivo.
O tipo da empresa no cadastro está em desacordo com a declaração preenchida.
Para corrigir, o Representante Legal deverá logar no Portal de Compras PúblicasCompras, no menu lateral, clicar em Manutenção/Dados Cadastrais e no campo Tipo de Empresa realizar a troca necessária. Não esqueça de salvar as alterações.
Para a proposta, será considerada a declaração efetuada, independente da situação cadastal, mas lembre-se: esta situação terá que ser comprovada junto ao pregoeiro, caso seja a empresa vencedora.
Os questionamentos do fornecedor são dirigidos diretamente à Entidade Compradora por meio de comunicação disponibilizada em edital, ou pela opção “Ajuda” na área logada do sistema.
Acesse em nosso menu principal, o link “Adesão”, opção “Compradores” e siga o passo a passo detalhado. Caso não seja contribuinte entre em contato conosco pelo telefone 3003-5455 ou pelo email falecom@portaldecompraspublicas.com.br.
Para ter acesso aos editais publicados, clique em “Consulta de processos”, na lateral direita da página inicial, em seguida, os encontrará na coluna “ações”. Para acompanhar o pregão é necessário que ele esteja na fase da sessão pública.
Verifique se o navegador que está utilizando está com a versão atualizada. Dê preferencia na utilização dos navegadores: Mozilla Firefox e Chrome.
Sim, pode participar. As propostas são vinculadas ao CNPJ da empresa cadastrada, não ao usuário.
Não é possível o mesmo usuário participar de vários pregões ao mesmo tempo. Ao acessar mais de uma máquina com o apenas um “Login”, o sistema acusa acesso simultâneo e desloga o primeiro. Para participar de mais de um pregão ao mesmo tempo, cadastre mais usuários, no menu "manutenção - usuários". O representante legal cadastrado tem a autonomia de cadastrar quantos usuários forem necessários para participar dos pregões.
Para enviar a proposta é necessário que, primeiramente, esteja logado no sistema e faça o download do edital. Após baixar o edital, o link “registro de proposta” ficará disponível durante o prazo estipulado no edital.
Ao preencher sua proposta, fique atento às informações que constam no formulário da proposta, pois o sistema valida e calcula de acordo com a quantidade registrada pelo pregoeiro no sistema. Revise seu cálculo, verifique se o valor total é o resultado do valor unitário multiplicado pela quantidade (Valor unitário X Quantidade = Valor total).
Caso não se recorde da senha, basta clicar na opção “Logar no sistema - Esqueci minha senha". Informe os dados solicitados, de acordo com o cadastramento e a nova senha será encaminhada ao email cadastrado. Caso não se recorde do usuário ou e-mail, entre em contato com a Central de Atendimento: 3003-5455.
Login é um nome de usuário que deve ser inserido no ato do cadastro, o usuário terá acesso ao sistema com o “login” e a senha.
Para se cadastrar, acesse o link “Adesão”, na página inicial do site. Na lateral desta página existem algumas instruções que devem ser analisadas antes de preencher o formulário de pré-cadastro. Preencha o formulário, nos encaminhe a documentação pelo ambiente logado do Portal de Compras Públicas, e efetue o pagamento dos ressarcimentos para homologação da empresa. Após o pré-cadastro o representante legal cadastrado receberá um email com as instruções finais para liberação do cadastro.
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Além dos termos utilizados nos processos licitatórios, ainda existem alguns termos técnicos que necessitam ser entendidos para um melhor desempenho.
Listamos os principais para facilitar o trabalho de nossos usuários.