Quarta Live do Portal é dia 25 às 10 horas e será dirigida a fornecedores que querem começar a fazer negócios com o governo, setor que movimenta 12% do PIB no Brasil
 
As compras realizadas por entes e órgãos públicos federais, estaduais e municipais movimentam bilhões anualmente no Brasil - um universo de oportunidades que ainda é pouco explorado por boa parte dos produtores e fornecedores do país. Para incentivar e facilitar o acesso de cada vez mais empreendedores a esse nicho imenso de negócios, o Portal de Compras Públicas realiza nesta quinta-feira, dia 25, às 10 horas a quarta Live do Conexão Portal, com o tema Como começar a participar de Compras Públicas. 
Ele será abordado pelo CEO do Portal, Leonardo Ladeira, e pelo especialista em licitações e contratações públicas, professor Uesley Medeiros, do Espírito Santo. 
O professor Uesley tem 28 anos de experiência no setor, já tendo participado de mais de 1 mil processos de licitação pública e ministrado mais de 5 mil horas de treinamentos, palestras e seminários pelo país. Consultor, também é sócio e fundador da Licitanews Consultoria, especializada em licitação pública, representando empresas de diversos segmentos em licitações de grande vulto (construção civil, médico-hospitalar, alimentação, brinquedos, tecnologia, máquinas, veículos e equipamentos). 
 
Maior plataforma independente de pregão eletrônico do país, o Portal quer ampliar ainda mais a sua base de 91 mil fornecedores cadastrados atualmente, para atender com maior variedade, qualidade e menor preço as suas mais de 845 prefeituras clientes. “As compras públicas podem fomentar de forma diferencial as economias locais e regionais, abrangendo inclusive os pequenos fornecedores”, argumenta Ladeira. “Nossa plataforma está atualizada com todas as mais recentes legislações e tem ferramentas especificamente desenvolvidas para fazer chegar a quem quer comprar os produtos e serviços desses empreendedores”.
O potencial do setor é tão grande que somente o Poder Executivo Federal realiza cerca de 100 mil processos de compra/contratação por ano, movimentando R$ 48 bilhões. Somando-se os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e, ainda, as três esferas da federação, as compras públicas movimentam anualmente 12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que em 2019 chegou a R$ 7,3 trilhões. Os dados são do secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, divulgados no último dia 19*.
 
“Nossa quarta Live é dirigida especialmente a quem pensa em fazer parte desse setor e realizar negócios com o governo, para que possa entrar confiante no mundo das compras públicas”, enfatiza o CEO Leonardo Ladeira.
 
 
 
LIVES ANTERIORES
 
Nas três primeiras Lives do Conexão Portal, o tema principal foi o Decreto 10.024/2019, editado em setembro e que tornou obrigatório o pregão eletrônico a partir de 1º de junho, para todos os municípios do país que utilizarem em suas aquisições recursos das transferências voluntárias da União.
 
LIVE 01 - realizada em 26 de maio sobre As principais Mudanças trazidas pelo Decreto 10.024/2019, debatidas pelo CEO do Portal, Leonardo Ladeira, o advogado especializado em licitações e assessoria aos municípios, Edinando Brustolin, e o diretor-executivo do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), Elói Rönnau, que reúne 108 municípios e é cliente do Portal.
 
LIVE 02 - realizada em 1º de junho sobre Os desafios da Migração dos processos Presenciais para os processos Eletrônicos, com Leo Ladeira, o superintendente de Licitações e Contratos da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre/RS (maior cliente do Portal), José Otávio Ferreira Ferraz, e o advogado, consultor e professor Murilo Jacoby, do escritório referência no país em licitações e contratos públicos e parceiro do Portal.
 
LIVE 03 – realizada em 18 de junho sobre A Implantação do Pregão Eletrônico nos municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba, com Leo Ladeira e os pregoeiros Fernando Leão, analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), coordenador de Compras e Suprimentos, Pregoeiro Oficial e Presidente da Comissão Permanente de Licitação do Tribunal, e Saionara Lucena, consultora técnica especialista em Licitação e Contratos e presidente das Comissões Permanentes de Licitação dos municípios de Montadas e Areial, na Paraíba.
 
Todas podem ser revistas no canal do Portal de Compras Públicas no Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCHLvZbqKOmsHPuj_-RkD3qQ