A erradicação da pobreza é um dos principais objetivos de sustentabilidade das Organizações das Nações Unidas (ONU), com o qual o Portal de Compras Públicas também se alinha.
 
O Brasil tem 13,5 milhões de pessoas que vivem na extrema pobreza, como apontou a mais recente estimativa de população levantada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018. Esse número é maior do que toda população de países como a Bélgica (11,4 milhões) e Portugal (10,9 milhões). 
 
Fica evidente o quanto a desigualdade social ainda prevalece em nosso país.
Como cidadãos e empreendedores brasileiros, consideramos imprescindível voltar nosso olhar para essa realidade e identificar como podemos fazer a nossa parte para ajudar a reverter esse cenário. 
 
Uma das principais iniciativas do Portal nesse sentido é o sistema de uso Gratuito que oferecemos aos compradores de todo país – prefeituras, governos estaduais e órgãos públicos a eles vinculados que utilizam a nossa plataforma. 
Para eles, o processo é 100% gratuito, assim, não há dinheiro público envolvido – essa é uma de nossas principais bandeiras, que ganha ainda maior importância junto à sociedade em tempos de combate à corrupção.
No Portal, somente os fornecedores pagam pelo uso da plataforma: uma taxa de utilização para ter acesso diário às informações sobre abertura de licitações e demandas de entes públicos de todo país que estão comprando via pregões eletrônicos.
Junte-se a isso a Transparência que a plataforma proporciona às compras públicas – todos os dados e documentos ficam disponíveis no site do Portal e os processos podem ser acompanhados em tempo real por qualquer cidadão que queira saber onde e como está sendo utilizado o seu dinheiro.
 
São ferramentas que fomentam proteção social para todos, pois viabilizam uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e amplo acesso à população sobre o seu uso. 
 
Essa é a nossa contribuição para a erradicação da pobreza. 
Acreditamos que ao ajudar os órgãos públicos a alcançar economia e economicidade nas compras com dinheiro público, por meio da realização de pregões pela internet, estamos possibilitando a utilização dos recursos onde realmente há mais necessidade. 
Melhorando a eficiência em compras governamentais, mais recursos podem ser alocados para que os governantes realizem ações de combate à fome e justiça social.